Virada Negra: evento multicultural ocorre neste sábado (26), no Recife, com 24h de programação

NO Praia do Buraco da Velha, Zona Sul do Recifereceber neste sábado (26), a partir das 7hno primeira edição da Virada Negra. Com 24 horas de duraçãoo evento cultural pretende expor o trabalho de 85 artistas negros pernambucanosentre apresentações musicais, audiovisuais, danças, poesia e artes visuais.

Não mesmo local, acontece também na Feira Negravolada para o incentivo ao afroempreendedorismo não Estado. A entrada é gratuita.

Entre como atrações musicais do eventoestão Lia de Itamaracá, Doralyce, Okado Canal, Bell Puã, Gabi do Carmo, Jéssica Caitano, Barbarize, Leonam, Mãe Beth de Oxum, N’Zambi, Preta Nick, DJ Boneka e Grupo Bongar.

N / D categoria dança e performance, Benedita Arcoverde, Clara do Passinho e Balé Deveras estão confirmados. Alem Delas, como poemas de Odailta Alves, Priscila Ferraz, Marlon e Joy Thamires também se apresentam no palco, ao lado de Amanda Timóteo e Elke Falconiere, do Slam das Minas Pernambuco.

Durante o dia de programação, Ainda haverá uma Feira Agroecológicaintervenções de graffiti, o Festival Cabelo na Régua, debates com cineastas negros e exibição de filmes selecionados.

Circuito de Cultura Negra Pernambucana realiza diferentes atividades – Foto: Programação

O público também poderá conhecer e levar para casa as 35 obras expostas no evento, através do Leilão de Arte Negra, que reúne artistas como Ianah, Abròs, Fil, Adelson Boris, Feliciano dos Prazeres, Mangue Crew, Francisco Mesquita, Nathê Ferreira, entre outros. A curadoria é de Tuca Duarte.

A Virada Negra nasce enquanto etapa final do Circuito de Cultura Negra Pernambucanapesquisa responsável pelo mapeamento e divulgação de artistas negros do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.

O projecto tem como principal objectivo qualificar ou debater sóbrio a história, produção e demais contribuições das artes afro-brasileiras para a formação de uma identidade regional. As ações do circuito foram entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, com incentivo da Lei Aldir Blanc (LAB-PE).

Uma vez mapeados, os artistas tiveram seus perfis divulgados em exposições realizadas on-line e nas periferias das cidades, aproximando public e também incentivando ou de novas criações. Na atual do Circuito, considerada a etapa de culminância, os participantes participam da programação da Virada Negra, como forma de disseminar a potência das expressões artísticas contidas em território pernambucano.

“Mesmo diante de tanta desigualdade e tentações de apagamento, uma influência cultural negra tem atravessado todo o processo de formação de Pernambuco. Durante as etapas do Circuito, por exemplo, nos deparamos com obras que vão desde os segmentos musicais e audiovisuais, até às poesias, artesanatos e danças, abrangendo as tradicionais e populares culturas”, pontua a Produtora Executiva do projeto, Ingrid Farias.

NO programa completo da Virada Negra está disponível no perfil do Circuito de Cultura Negra Pernambucana (@circuitoculturanegrape). Durante o evento, a organização orienta todos os participantes a use máscaras de proteção contra o Covid-19alem de manterem o distanciamento social adequado.

Serviço

Virada Negra

Data: 26 de março

Horário: 7h

Local: Praia do Buraco da Velha (bairro da Brasília Teimosa), na frente do Iate Clube do Recife.

Programação

7h – Feira Agroecológica

9h às 20h – Feira Negra

10h00 – Intervenção do Graffiti

14h00 – Festival Cabelo na Régua

15h00 – Debate com Cineeastas Negros

16h (às 6h) – Apresentações musicais, danças e poesias

18h – Exibição de filmes

19h30 – Leilão de Arte Negra

Atracões

Categoria de música:

Lia de Itamaracá; Bongar; Sino Puã; Leonam; Canal Okado; Mãe Beth de Oxum; Doralyces; Preta Nick; N’Zambi; DJ Boneka; Paulinha Lopas; Gabi do Carmo; Barbarizar; Jessica Caitano e Leiden do Banjo.

Categoria dançada:

Clara (bregafunk), Pedro Henrique (quebra), Miqueline (bregafunk), Rita Laracha (bregafunk), Balé Deveras (frevo), Benedita Arcoverde (performance).

Poesia da categoria:

Amaik, Odailta Alves, Joy Thamires, Priscila Ferraz, Elke Falconieri, Amanda Timóteo e Marlon.

Categoria audiovisual:

Soul Nascimento, Bruninha Leite, Carbonel, Yane Mendes, Priscila Melo, Igor Travassos, Karol Kalor, Rennan Peixe e Sales.

Mas informações:

Circuito de Cultura Negra Pernambucana – www.instagram.com/circuitoculturanegrape

Catálogo Leilão Virada Negra – bit.ly/3KW32QB

Veja Tambem

As celebridades e sua dolorosa relação com alopecia

Óscar 2022

As celebridades e sua dolorosa relação com alopecia

Will Smith desculpa com Chris Rock por bofetada na cerimônia do Oscar

Óscar 2022

Will Smith desculpas com Chris Rock por Bofetada na cerimônia da academia

Leave a Comment

Your email address will not be published.