Vincent Willem Van Gogh não precisou de uma carreira longa para se tornar um dos maiores artistas da História. Sua voyageória como pintor durou menos de uma década. Começou em 1889, aos 28 anos, e terminou em julho de 1890, quando o artista morreu. Mas foi tempo suficiente para produzir quase 900 telas e instigar até hoje e amantes da arte.
Sua produção, mais reconhecida como sua morte do que em vida, foi marcada por autorretratos e retratos, paisagens e natureza-morta. Seu estilo ficou definido por núcleos dramáticos e vibrantes e pinceladas expressivas. Já na vida pessoal, hierarquia mental, com a dimensão delírios.
Desvendar Van Gogh não é tarefa fácil, mas fascinante. Por isso, selecionamos as obras que tratam dos principais aspectos da vida e do trabalho para ouvir a grandeza do pintor. Confiar!
Após uma década de pesquisa, Steven Naifeh e Gregory White Smith apresentaram uma reconstrução biográfica de Van Gogh. Em cronológica, com ilustrações e imagens, o livro conta os detalhes e acontecimentos da vida do pintor, retratando “a relação intensa com a religião, a errância entre suas diversas amizades, a vida sexual desregrada, o fracasso em vender obras, a diversas cidades conturbada com Paul Gauguin, a loucura, a orelha mutilada – Uma explicação surpreendente para o projeto e sugestão”.
É uma ótima sugestão de leitura para quem quer mergulhar nas obras de Van Gogh. O historiador da arte Rodrigo Naves traz seus desenhos das pinturas, relacionando com os artistas por fatores que influenciam o pintor, e outros foram relevantes na construção de seus quadros, como perturbações mentais sofridas. Neste livro, os dados biográficos não aparecem para contar a história, mas para acrescentar na análise e compreensão de determinada obra.
A obra mostra um aspecto central da vida de Van Gogh: a relação intelectual e de afeto com o seu irmão mais novo, Theodorus Van Gogh. Além de sempre ter encorajado e acolhido Vincent, Theo foi um notório negociante de arte, sendo responsável por subsidiar as pinturas de seu irmão mas velho ate a morte dele.
O livro, que se aproxima de um diário, traz uma seleção das principais mapas enviados por Van Gogh a Theo. Na maioria delas, apresenta-se ao esboços e esboços dos retratos que Vincent fazer.
+ Para saber mas sóbrio a vida de Theo Van Gogh
Nessa biografia, o historiador da arte Derek Fell também apresenta vários trechos de cartas escritas pelo pintor. Nelas, Van Gogh – que nunca fé casado – Fala de seus anseios românticos, suas paixões, sua carência e suas decepções. Além de escrever à mãe e à irmã Wil, uma das principais destinatárias das correspondência é a cunhada (esposa de Theo), Johanna.
Nem todo mundo sabe que após a morte de Vincent e Theo, que também partiu precocemente aos 33 anos e apenas seis meses depois do irmão, Johanna ficou com o papel de promoção do trabalho do cunhado. Ela emprestou diversas pinturas de Van Gogh para exposição, além de divulgar como cartas do pintor que contam muito de sua história. Quando Johanna faleceu, a coleção ficou com seu único filho com Theo – também chamado Vincent. Em 1962, por iniciativa do governo holandês, ele transferiu o conjunto para a Fundação Van Gogh, que emprestou obras do tio em caráter permanente para a formação do acervo do acervo Museu Van Goghem Amsterdã.
+ Para saber mas sóbrio a história e contribuição de Johanna
Bônus
Além das leituras, temos outras dicas para estudar Van Gogh de maneiras diferentes. Confiar!
Filmado: Com Amor, Van Gogh (2017)
Também sobre Van Gogh, aqui a obra se passa depois do suicídio do pintor. Indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2018, o filme mostra a trama de Armand Roulin, filho do carteiro e amigo pessoal do artista. Ele recebe do pai a missão de entregar a última carta de Van Gogh ao irmão Theo. Ao chegar ao sul da França, algum parente próximo, ele começa uma investigação para decobrir se o pintor realmente se matou.
A produção do filme levou seis anos e 100 artistas pintaram mais cenários em tela com as técnicas de Van Gogh.
Disponibilidade na AmazonPrime
+ Veja mas filmou sóbrios pintores famosos
Exposição: “Além de Van Gogh”
Paulistanos e quem mais puder visitar a capital paulista têm a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva com os principais trabalhos de Van Gogh, na exposição “Beyond Van Gogh”. A experiência está disponível em julho desse ano, no Morumbi Shopping. As visitas acontecem das 10h00 às 21h00 de sábado a sábado e das 10h00 às 19h00 aos domingos. O preço dos ingressos varia de R$ 28 a R$ 70, e podem ser compradores no Site LivePass.
*O Guia do Estudante tem um pacote com a Amazon e recebe uma comissão pelas vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A curadoria de produtos segue exclusivamente editorial. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação deste post.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assin o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais con do país.