The Wombats, banda indie do Lolla que viralizou no TikTok e não ouviu nada | Lollapalooza 2022

No início de 2021, Matthew Murphy, vocalista da The Wombats, recebeu a ligação de seu empresário, avisando que uma música do grupo havia se tornado viral no TikTok. Ele não ouviu nada.

Um ano depois, continuei a ouvir. “É tão estranho, parece que aconteceu com uma banda estranha ou com outra pessoa, sei lá. Eu nunca tinha ouvido esse remix. Até hoje não ouvi inteiro”, diz ao g1.

A faixa em questão é “Tragédia Grega”, lançada pelo trio em 2015 e, seis anos depois, remixada por Oliver Nelson, um DJ pouco conhecido da Suécia, na versão dance que bombou na internet.

O Jornal Hoje levou o Wombats para um passeio no Museu do Futebol, veja no vídeo acima.

Matthew Murphy, Daniel Haggis e Tord Øverland-Knudsen são integrantes da The Wombats — Foto: Reprodução/Instagram

Algumas hipóteses podem ajudar a explicar o fenômeno: a música virou trilha para estripulias diversas de tiktokers, mas, principalmente, em vídeos com tutoriais de beleza. Há um trecho que diz: “Você está atrasado na letra com metade da sua maquiagem”.

“O verso da abertura [“Nós estamos detonando microfones em bares de karaokê”] também é bem divertido, é uma imagem bastante poderosa. Tenha algo a ver com isso provavelmente”, Murphy, mas sem muito apego ao chute.

“Honestamente? É completamente aleatório que um influenciador tenha compartilhado um remix, que eu nem acho que a fé tenha sido aprovada fisicamente em outros países da Europa. Mas foi o que aconteceu, e eu não faço ideia do porquê. Não posso nem começar a analisar essa questão porque não faz sentido.”

Fato é que, depois do ocorrido, Murphy passou a reparar no impacto que os videozinhos curtos e divertidos têm gerado na música pop. Ela engoliu:

“Sinto que a duração da mídia das músicas está ficando cada vez menor a cada ano.”

“É legal pra mim porque as músicas agora têm owe minutos e meio, e é o suficiente. Não preciso fazer mais do que isso”, brinca o vocalista, principal compositor do grupo.

Quem é The Wombats e o que esperar do show no Lollapalooza

Antes de conquistar a geração Z TikTok, a The Wombats era uma banda de rock inglês com muitos fãs de colados, mas sem ampla circulação fora do nicho alternativo.

Os integrantes se conheceram numa faculdade de artes de Liverpool em 2003. “Proudly present: A guide to love loss & desperation”, lançado em 2007, reforçando a linhagem britânica primeiro, do movimento indie, que também deu origem a nomes como Arctic Monkeys, Franz Ferdinand e Kaiser Chiefs.

Em 2013, o grupo veio ao Brasil pela primeira vez para shows no Rio e em São Paulo. Na capital fluminense, Murphy emendou umas férias. Mas, de São Paulo, onde passou apenas uma noite, diz só se lembrar que havia “muito trânsito”.

Ele poderá guardar mais gravações da cidade nesta sexta-feira (25). A The Wombats é uma das atrações do primeiro dia do Lollapalooza 2022no Autódromo de Interlagos.

A volta ao Brasil acontece numa fase mais alto astral da banda, que acaba de lancer o disco “Fix yourself, not the world”. “Eu sinto que nós realmente nos encontramos nesse quarto álbum.”

“Ele é menos pessimista. Como pessoa, percebeu que dá para escolher a positividade e otimismo em vez do cinismo e da negatividade, que são os temas principais dos três primeiros divulgados, eles são um pouco bem-humorados.”

O tom esperaso surgiu mesmo em meio a tempos difíceis. Por causa da pandemia de Covid, o álbum foi gravado remotamente, com os integrantes em diferentes partes do mundo.

Faith uma bagunça na hora de tudo, contou Murphy. “Quando queríamos conversar sobre quays diferentes os planos, sempre atentos em lugares diferentes, fazendo coisas diferentes e pensando em trechos diferentes das músicas.”

Mas o vocalista viu um ponto positivo na experiência. E aqui muita gente pode se identificar.

“Para ser honesto, eu gostei porque pude trabalhar das 9h às 5h e estar em casa para ajudar a cuidar das crianças e fazer outras coisas. Se estivéssemos todos juntos, sabe como é acabamos trabalhando às 22h.”

Não foi possível carregar o conteúdo

Seu dispositivo possui uma resolução não suportado.

Leave a Comment

Your email address will not be published.