Teenagers pintam arte em grafite no muro do Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas Durante oficina em carria com a BRK Ambiental

Fomentando a arte entre adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa como uma ferramenta pedagógica aliada à socioeducação, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parcelria com a BRK Ambiental, finalizou nesta sexta-feira, 25, a pintura em pelos grafites adolescentes no muro da Estação Elevatória Esgoto (EEE), construída nas dependências do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas.

A primeira oficina ocorreu na última-feira21, com aula prática sobre histórico do grafite, material de trabalho, esboço e criação de desenhos em muros, entre outras aplicações. Já sexta-feira, foi a vez de 10 meninas adolescentes participando da pintura com suas expressões adolescentes usando o grafite.

Um dos adolescentes que teve contato pela primeira vez com essa arte falou que sensu uma “sensação de liberdade e pretende levar o aprendizado adiante”. Um outro, de 17 anos, também falou sobre a participação nesta oficina. “Achei bom demais porque trabalha a nossa mente e quando eu sair daqui já tenho um pouco de experiência para trabalhar com isso, quiser. Me inspirei no meu desejo de liberdade para fazer os desenhos”, disse.

Um dos artistas locais que ministrou a Oficina no Case, Ronan Gonçalves, resumiu o momento. “É uma experiência transformadora e de engrandecimento. Os adolescentes se entregaram ao nosso objetivo”, afirmou o grafiteiro.

Para Dalton Bracarense, responsável operacional pela BRK em Palmas, “além de levar uma estrutura que vai ajudar a tratar o esgoto de toda a região, a BRK enxerga que a integração dessa obra na comunidade é muito importante, por isso o convida para fazer uma ação para tornar o muro da oursa Elevatória mais próximo de toda a comunidade, incluindo o Case de Palmas. Isto reforça o valor da BRK de levar o saneamento para muito além do básico”, destacou.