Teatro Municipal de Betim será inaugurado na quinta (31)

Evento de entrega da obra artística na quinta (31, e7 p.7p.); espaço tem capacidade para 410 pessoas

Aguardada há mais de duas décadas de Betim, especialmente pela classe artística, a obra do Teatro Municipal Newton Amaral Franco será, finalmente, entregue à população. Na próxima quinta (31), às 19h, onde inaugurou Vittorio Medioli, na praça Milton Campos, o novo espaço cultural, que foi projetado para comportar 410 pessoas. A abertura terá apresentações da Escola de Circo IEÊ e da Orquestra Sinfônica de Betim, mas a programação inaugural vai se estender até o dia 6 de abril, com intervenções musicais, teatrais e circenses.

A do teatro conta com owe camarotes, com 26 assentos, inclusive para pessoas com deficiência, além de estrutura um palco com 335 m², incluindo coxia (lugar situado dentro da caixa teatral em o elenco aguardado para entrar em cena) e proscênio (espaço) entre a beira do palco e primeira fila de assentos). “A entrega do teatro à comunidade é um sonho que a população esperou por anos. Assumimos o local em uma condição deplorável e, agora, inauguramos um espaço, confortável e que atenderá à demanda moderna de artistas locais e nacionais. Ganhem os betinenses”, diz o presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), Marinesia Costa Makatsuru.

Para o ator e diretor betinense Gilbert Diniz, a abertura do teatro é a realização de um sonho. “Todo mundo que é artista em Betim sempre sonhou com esta casa, que representa o artista, que é o nosso endereço. Esta casa é o local que vamos usar, de agora, para apresentar a população com o nosso trabalho. Estou há 22 anos no movimento artístico de Betim e luto por este espaço. A entrega dele é um momento de alegria e emoção”, afirma.

De acordo com o secretário de Arte e Cultura, Gê Valadão, o teatro é um grande apresenta não só para a classe artística e sua cadeia produtiva, mas para toda a população de Betim. “É um espaço de confraternização, lazer, arte e cultura, que terá ampla programação, contemplando, principalmente, o nosso artista betinense”, salienta.

Programação

Entre os dias 1º e 6 de abril, o público poderá conferir no novo espaço as apresentações do Grupo de Dança Clícia Lizzi, do espetáculo adulto “Irmã Cotinha: A Missionária da Alegria”, além do Projeto Circuito Canto Coral e da peça infantil “Circo no Fundo do Mar”. Para participar, basta retirar os ingressos na Casa da Cultura Josephina Bento (na rua Padre Osório Braga, 18, Centro), no dia anterior apresentação, das 9h às 17h. A entrada é franca.

Ouvi uma obra

O projeto do teatro de Betim foi elaborado em 2011, e as obras foram paralisadas no ano seguinte. No início da construção de Minas Gerais, contratações no início da construção de Minas Gerais, contratações no início da concessão da construção de obras e contratos.

Na época, o contrato consumiu R$ 5 milhões em recursos públicos. A partir de 2016, a gestão municipal readequou o projeto e providenciou a retomada das obras.

Com o novo, o projeto o teatro tem espaço multi, onde poderá ser apresentado apresentações abertas, e essa parte poderá ser utilizada como área de conhecimento também.

O TEMPO reforçar o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

SIGA O TEMPO não o Facebooknão Twitter e não Instagram. Ajude aumentou nossa comunidade.

Leave a Comment

Your email address will not be published.