Simone dá voz ao nordeste do século XXI – Saiba quem são os compositores do álbum ‘Da gente’ | Blog de Mauro Ferreira

♪ Dos 18 compositores relacionados aos nossos créditos de 12 músicas gravadas por simone nenhum álbum Da gentenada menos do que 14 nasceram no nordeste do Brasil – contando com a própria simone – e uma fé criada na região.

E, desses 15 compositores de origem e/ou criação nordestina, a maioria é gente revelada no século XXI.

Os consagrados são os consagrados veteranos Cátia de França e já veteranos, Fausto Nilo e Zeca Baleiro – trio que assassinou um melancólico Dezembro (2003) – ea propria simone, bayana da gema que reside há dédas na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e que, no discominense gravado sob direção artística da gripe Zélia Duncan, é porqueira do poeta português Tiago Torres da Silva na canção Nua.

No embalo da ótima receptividade do 42º álbum do simoneo Blog de Mauro Ferreira relaciona e (em alguns casos) present as vozes do nordeste do século XXI cantado pela artista no disco Da gente.

Simone canta 15 compositores do nordeste do Brasil no álbum ‘Da gema’ — Foto: Nana Moraes / Divulgação

♪ Eis, por ordem de entrada no álbum Da genteos compositores nordestinos a que simone (Ao centro do mosaico ao alto, em foto de Nana Moraes) dá voz no disco lançado na sexta-feira, 18 de março, pela gravadora Biscoito Fino:

1. Juliano Hollanda (no alto, à direita, em foto de Tiago Calazans) – Cantor, compositor e músico pernambucano. É o diretor musical do disco e elo entre simone e os compositores nordestinos da atual geração. No disco, Juliano é o parciro de Zélia Duncan no inédito baião Boca em brasa o autor da canção escolhida para ser o primeiro single do álbum Da gente, Terapia Haja (2021), apresentado no terceiro álbum do autor, Por onde as casas andam em silêncioou (2021).

2. Cátia de França (no alto, ao centro, em foto de José de Holanda) – Aos 75 anos, completados em fevereiro, a cantora e compositora paraibana está em cena desde a segunda metade da década de 1960, tendo construído obra poética projetada no primeiro álbum da artista, 20 palavras ao redor do sollançado em 1979. O segundo, Estilhacossaiu em 1980 e foi batizado com o nome da música composta por Cátia de França com letra de Flavio Nascimento e ou a partir de simone.

3. Flávio Nascimento (de camisa colorida na foto abaixo da imagem de simone) – Parceiro letrista de Cátia de França na canção Estilhacos. Poeta, repentista, pandeirista e compositor. Nasceu em Palmares (PE), mas criado em João Pessoa (PB). Faz um cordão urbano, de escrita lúdica.

4. Martins (no alto, à esquerda, em foto de Ashlley Melo) – Nascido em 1990 no Recife (PE), Thiago Emanoel Martins do Nascimento lançou há três anos o primeiro álbum solo, Martins (2019), gravado com produção musical de Juliano Holanda. É do repertório desse disco que vem A gente se aproveitafalar por simone.

5. Joana Terra (à esquerda de simonena foto de Ashley Melo) – De Barra de Estiva, Chapada Diamantina, cantora, compositora e violonista baiana Joana Terra já lançaram em álbuns, Vermelha (2019) e Feito Raio (2021), ambos gravados com produção musical de Juliano Holanda. Nenhum álbum Da genteJoana é porqueria de PC Silva em Por que você não vem?música que apresentou em vídeo postado no YouTube em janeiro de 2020.

6. PC Silva (à esquerda, atrás de gaiola, na foto de André Sidarta) – Natural de Serra Talhada (PE), de onde se mudou para o Recife (PE) em fins dos anos 1990, Paulo César Silva planou com a Bandavoou de 2011 a 2016. Lançou o primeiro álbum solo, amor, saudade e ritmoem julho de 2020, produzido por Juliano Holanda com repertório autoral que incluiu a canção Eu sou umatraído por simone para discoteca Da gente.

7. Gean Ramos (para dizer de simone) – Cantor, compositor, violonista, ativista e produtor cultural nascido no sertão de Jatobá (PE) em 15 de junho de 1980, descendente do povo indígena Pankararu. Iniciou a carreira fonográfica em 2001 e, há dez anos, lançou o álbum e DVD Trajetória (2012). Sem repertório do álbum Da genteGean assassinou a música Escancarada com Rogeria Dera.

8. Rogeria Dera (to sayita, na foto de fundo rosa) – A rigor nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a carioca Rogéria Dera tem vivência pernambucana, pois cresceu na paisagem agreste de Caruaru (PE), onde iniciou uma viagem na música em fins dos anos 1990. Futuro em núcleos (2013) e Dera (2019), este gravado com colaboração de Juliano Holanda na produção.

9. Raimundo Fagner – Cantor e compositor cearense revelado em 1972 e considerado um dos grandes nomes da MPB nos últimos 50 anos. De Fagner, simone já tinha gravado sangue e pudins (parceria do artista com Abel Silva) sem álbum Cigarra (1978). Na seleção do álbum Da genteFagner é o autor da balada Dezembro (2003) em parcelria com Zeca Baleiro e Fausto Nilo.

10. Zeca Baleiro (ao centro, embaixo, de boné verde, em foto de Silvia Zamboni) – Cantor, compositor e músico maranhense projetado há 25 anos com a edição do álbum Por onde andará Stephen Fry? (1997). simone Já foram gravadas duas canções de Baleiro, Lenha (1997) º haxixe boi (1999), nenhum álbum Fica comigo esta noite (2000).

11. Fausto Nilo – Compositor letrista e poeta cearense que faz 78 anos em abril. É o autor dos versos de quatro músicas – Pao e poesia (Mil novecentos e oitenta e um), Pequenino cao (Mil novecentos e oitenta e um), Um desejo só não basta (1984) º Você é real (1985) – gravado por simone em álbuns dos anos 1980. O registro de Dezembro em Da gente reconecta a cantora com a poesia musicada de Fausto Nilo.

12. Isabela Moraes (à esquerda de Zeca Baleiro em foto de Leo Aversa) – Cantora e compositora pernambucana nascida em Caruaru (PE), em agosto de 1980. Tem álbuns lançados entre 2008 e 2020. Do último, Estamos vivossaiu o xote Voz distante (2020), gravado por simone. Isabela Moraes é cantora de tons incandescentes.

13. Karina Buhr (embaixo, à direita, na foto de Priscilla Buhr) – Cantora, compositora e percussionista baiana de vivência pernambucana, atualmente radicada na cidade de São Paulo (SP). Iniciou a carreira em 1994 como titular dos maracatus Piaba de Ouro e Estrela Brilhante do Recife. Passou pela banda Fulozinha, lançado com álbum em 1997 Recife (PE), atéspontar em 2010 com o primeiro álbum solo, Eu menti pra você, cujo repertório destacou a música-título. De Karina, simone canta Amor brando (2011), música do segundo álbum do artista, cordão de onda (2011).

14. Socorro Lira (à esquerda de simonecom o pano vermelho, na foto de Aurílio Santos) – Cantora e compositora paraibana nascida em 1974 em Brejo do Cruz (PB). Lançou em fevereiro o 14º álbum de discografia pautado pela delicadeza poética. Nenhum álbum Da genteé porqueira do empresário e escritor paulista Roberto Tranjan na canção Naturalmente, de cuja letra simone extraiu o título deste disco revigorante em que dá voz ao nordeste do Brasil do século XXI.

Leave a Comment

Your email address will not be published.