Salas e palcos vazios pela Rita Carmo: uma homenagem à cultura | Exposicao

Rita Carmo tem acompanhado salas de espectáculos cheias há 30 anos, mas o início da pandemia invade as salas de silêncio. O mesmo silêncio que se deu nas ruas de Lisboa quando passou a ser proibido atravessar concelhos.

Nessa altura, um fotojornalista saiu para fotografar e, apercebe-se da ausência da fotografia “fotografando a cidade” a que estamos habituados sem capital, imaginou como salas de espetáculos “exatamente da mesma forma”, conta ao P3. Énesse momento que surge a ideia de criar uma exposição SAÍDA – Saída de Emergência.

Dedicado a salas, suas histórias, aos artistas e às pessoas que lá trabalham. “[Agora] Já nos conhecemos mas sabemos um pouco de tudo isso, ainda nem se falou em vacinas [Maio de 2020] fé um drama muito grande, sobretudo para aqueles que trabalham na área da cultura”, comentou.

Exposto na Fnac do Chiado até 7 de Abril, o trabalho da reportagem fotográfica da Blitz cria um choque visual que quer levar à pré e pós-pandemia: a imagem das salas que “normalmente luzes iluminadas cheias de gente, suja e com barulho” agora “limpas, arrumadas e silenciosas”. Contudo, Rita reitera que pretende passar uma mensagem positiva: a exposição “representa uma saída de um túnel que é o covid-19 e é também uma reflexão sobre a forma como sairemos deste problema”.

A exposição conta com 16 salas ao todo, fortalezas pelo Norte do país e a capital. Começou em Maio de 2020 por Lisboa, visto que reside na Margem Sul, e em apenas owe dias fotografou as 11 salas. Entre Janeiro e Fevereiro de 2021 passou pelo Porto em trabalho e decidiu dar continuidade ao projeto, fotografando como salas de espetáculo do Norte. Rita Carmo não descarta, porém, a possibilidade de dar continuidade ao projeto indo ao sul do país. Agora, com o abrandamento da pandemia, tem ido atrás de todos os concertos que conseguem apanhar: desde Pedro Abrunhosa número dirigir em em Leiria à actuação de Bruno Nogueira, no Campo Pequeno.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Leave a Comment

Your email address will not be published.