Programa de Luiz Bacci é tido como plágio e cause indenização milionária

A Justiça condenou o SBT a pagar cerca de R$ 7,2 milhões em indenização por plagio em um projeto entregue por Alberto Luchetti, foi diretor do Domingão do Faustão (1989-2021), na Globo, entre 1998 e 2002, ao lancer uma nova versão do Aqui Agora em março de 2008. De acordo com informações do colunista Rogério Gentile, do UOL, o noticioso foi feito com base na criação apresentada pelo jornalista ao canal de Silvio Santos três anos antes. Na época, ele negocia com a emissora para comandar o jornalístico.

No projeto de Luchetti estava previsto um telejournal com plateia, o que foi adotado pelo SBT na nova verão do Aqui Agora, em 2008, sem pagar ao diretor pela ideia. Ele entre com um processo na justiça contra a rede paulista, que foi condenado a indenizá-lo por danos morais e materiais. Não cabe, mas recursos. Além dos R$ 7,2 milhões, Silvio Santos terá que desembolsar o valor correspondente a 5% do faturamento líquido do departamento de jornalismo pelo período de anos.

Segundo o advogado de Menezesigliano, a quem Alberto Corgchetti defende na ação, será realizada uma avaliação para determinar a quantidade, que será avaliada pela segunda versão com base no faturamento médio do Aqui na época da transmissão. Em acordo judicial, o SBT se comprometeu a pagar os R$ 7,2 milhões em parcelas. A rede longo ter processo plpl.

“A emissora nega que tenha recebido qualquer tipo de correspondência do autor [Luchetti] tangente ao projeto de um telejornal”, disse a defesa do canal. “Nega que recebeu arquivos eletrônicos em seus servidores, arquivos contendo projetos cenográficos e/ou formatos para telejornais”, contínuo. No entanto, houve uma determinação de que Luchetti realmente foi criado e enviado à direção do SBT.

Telejornal popular de sucesso dos anos 1990, o Aqui Agora teve duas versões no SBT. A primeira estreou em 20 de maio de 1991, baseada no formato de nome homônimo da extinta TV Tupi (1950-1980), que era chamada de quase Aqui e Agora, e foi exibida a 6 de dezembro de 1997, sempre nos fins de tarde de . A segunda versão entrou em 3 de março de 2008, mas acabou cancelada pouco mais de um mês depois devido aos baixos índices de audiência. No ano passado, a emissora chegou a cogitar a volta do noticiosomas por enquanto a ideia continuou na gaveta.

Leave a Comment

Your email address will not be published.