Programa Arte nos Bairros abre inscrições para oficinas gratuitas e amplia número de polos porqueiros

Estão abertas as inscrições para os cursos livres do Arte nos Bairros. O programa inicia atividades futuras (28) principalmente com a chegada de 13 de dezembro, principalmente porque as próximas atividades não foram contempladas em ano em áreas mais afastadas de Itajaí. Neste ano, serão oferecidos 28 cursos em 70 polos que serão mostrados em 27 baías da cidade. A espera é contemplar 5 mil alumos.

Há oficinas práticas dirigidas a pessoas de todas as idades, desde a primeira infância aos idosos. As inscrições são oferecidas diretamente com o professor do curso, e permanecem estando conforme disponibilidade e perfil da farmácia.

O superintendente administrativo das Fundações do Município de Itajaí, Normélio Pedro Weber, explicou que 70 professores foram convocados nesta primeira chamada de março, entre eles há 12 professores estreantes no programa. Em abril, serão convocados mais professores e abertos novos polos.

“O Arte nos Bairros é um programa de iniciação e de geração de oportunidades. É referência e já foi premiado em Santa Catarina pela Fecam, como exemplo de gestão pública da cultura. A dinâmica do programa valoriza os artistas que ministra como aulas e leva para os bairros, inclusive para o interior, oficinas artísticas gratuitas. Os cursos despertam novas habilidades e envolvimento com a comunidade em iniciativas que ocorrem no meio em que as pessoas residem, trabalham e estudam”, ressalta Weber.

Como registrar
Para se inscrever, os preparamos previamente para entrar em contato com o professor responsável pelo curso pelo telefone, ou agendar o polo para a aula programada com o curso, no dia e no programa programado (consultar lista de polos e horário de atendimento no fim da página aqui).

Cursos e camisas pólo

Os cursos com inscrições abertas são áreas de artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, expressões artísticas e culturais afro-brasileiras, literatura, música, patinação artística, teatro, entre outras. A novidade desta edição de Malabar é a edição de cursos com propostas que foram iniciadas ano passado e montagem para DJ e palco para edição.

As oficinas ocorrem em locais públicos, salões paroquiais, escolas, entidades, associações de moradores, entre outros pontos.

Sober o Arte nossos Bairros

Reativado em 2017, o programa da Fundação Cultural de Itajaí já atendeu mais de 10 mil alunos. Em 2020, como aulas presenciais suspensas por conta das novas foram pandemias de ensino por meio de plataformas on-line. No ano passado, o programa desenvolvido em formato híbrido, com aulas remotas e presenciais.

Confira os cursos disponíveis (áreas e variações/complementares):

amigurumi
Artesanato
Audiovisual (cinema)
balé clássico
Ballet Metodo Cubano / Alícia Alonso
Bateria
boi de mamao
Capoeira
Contrabaixo
Coral infantil
Costura criativa
dança contemporânea
danças de salão
Danças de matrizes africanas
Dança regional e criativa
Danças urbanas
Desenho artistico
DJ
Entalhe em madeira
Escrita Criativa (Literatura)
fotografia
Malabares
Maquiagem Cenica
Patinação artística
Percussão
Pintura artística em paredes e paredes
Pintura em tela
Pintado em tecido
Sopros (flauta, sax, trompet, sopros em geral)
Teatro (prática de teatro, teatro e oratória)
Teclado
Violao
violoncelo
_____________________________
Informações adicionais:
Fundação Cultural de Itajaí
(47) 3349-1214

Leave a Comment

Your email address will not be published.