Porto canta a Liberdade dos Aliados

“As portas que abril abriu, nunca mais ninguém as cerra!”, assim se vai ouvir na Avenida dos Aliados, na noite que antecede o Dia da Liberdade. Sérgio Godinho dá voz às Comemorações do 25 de Abril no Porto, das 22 horas.

São estas palavras, da autoria de Ary dos Santos, que juntam o cantor portuense, em celebração de 50 anos de carreira, ao Coral de Letras da Universidade do Porto, que dará voz a “Grândola Vila Morena”.

Sob direção do maestro José Luís Borges Coelho, o coro é já presença habitual nas comemorações do Dia da Liberdade, tendo sido distinguido com a Medalha de Mérito Cultural, pelo Ministério da Cultura, e com a Medalha de Mérito – Grau Ouro, pela Câmara do Porta.

À meia-noite, os céus da cidade iluminam-se com um espetáculo de fogo-de-artifício.

O aniversário do 48.º aniversário do 25 de Abril, ao qual a Câmara do Porto se associa, em conjunto com uma comissão promotora, apresenta nossos momentos de celebração, semper de participação gratuita.

O Dia da Liberdade começa mais novos com uma manhã de atividades. A partir das 10 horas, a Praça do General Humberto Delgado será transformada num espaço para trabalhos tradicionais.

Da parte da tarde, às 14h30, tem lugar a cerimónia de homenagem aos resistentes antifascistas, no local onde esteve alojado o edifício da PIDE. Partindo do Museu Militar do Porto que sai o Desfile pela Liberdade, em direção à Avenida dos Aliados.

É ali que a celebração passada da Revolução dos Cravos volta a fazer com música, com as atuações do projeto folk Comvinha Tradicional e o grupo Chulada da Ponte Velha, que traz práticas musicais do.

Programa

24 de abril | Avenida dos Aliados
22 horas – Sérgio Godinho e Coral das Letras da Universidade do Porto
Meia-noite – Fogo-de-artifício

25 de abril
Praça do General Humberto Delgado
10 horas – Manhã infantil/Jogos Tradicionais

Largo de Soares dos Reis
14h30 – Homenagem aos Resistentes Antifascistas
15 horas – Desfile da Liberdade

Avenida dos Aliados
15 horas – Comvinha Tradicional
16 horas – Chulada da Ponte Velha

Informação sobre condicionamentos de trânsito

Entre as 0 horas do dia 24 e as 24 horas do dia 25, é proibido ou estacionamento e paragem nas bolsas laterais do lado poente na Praça do General Humberto Delgado.

O trânsito será interdito das 21 às 24 horas do dia 24, assim como nos 8 períodos entre as 0 e as 1.30 horas, e entre as 14.30 e as 14.30 e as 14 horas do dia 25 de abril em diversas artérias da cidade:

  • arruamento nascente da Avenida dos Aliados, no troço no Magberto Delgado, entre a Rua do Dr. Dr. Lemos Lemos e Praça do General Humgado, entre a Rua de Elísio de Elísio;
  • Praça do General Humberto Delgado;
  • Rua do Dr. António Luís Gomes;
  • arruamento nascente da Praça da Trindade, entre na Rua do Dr. António Luís Gomes e na Rua do Estevão, assim como no arruamento poente, no troço entre na Rua do Dr. Ricardo Jorge e na Rua do Clube dos Fenianos;
  • Rua do Clube dos Fenianos;
  • Rua de Ramalho Ortigão;
  • Rua do Almada, entre a Rua do Dr. Ricardo Jorge e a Praça de Filipa de Lencastre;
  • Rua de Guilherme da Costa Carvalho;
  • Rua de Rodrigues Sampaio.

Durante este período, será estabelecido o sentido único nascente-poente no arruamento norte da Praça de D. Filipa de Lencastre.

As comemorações de 25 de abril, e consequentes repercussões de trânsito, vão ter repercussões no serviço da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP). As alterações encontram-se na página STCP.

Leave a Comment

Your email address will not be published.