Por que as estátuas gregas são brancas?

Qualquer pessoa que já esteve em um museu repleto de Esculturas de Gregas sabe: invariavelmente, as estátuas são brancas. Uma vez que grande parte destas peças é feita de mármore (uma minoria é de bronze), todos nós nos acostumamos com o mito de que o ideal de beleza dos gregos é sempre o branco, o etéreo e o minimalista.

-se dizer que isso pode acontecer talvez por conta do mármore ter sido o material, mas acessível na época. Mas a questão é bem mais complexa que isso, e levou a várias consequências que vão além do campo das artes.

Diferenças entre as estátuas gregas e as romanas

Estátua grega. (Elenco: Shutterstock)

A primeira questão de ouvir sobre como Estátuas de Gregas é a razão pela qual elas foram feitas com mármore. O uso deste material costumava ser mais comum no caso de peças criadas para fazer parte de estruturas, prédios arquitetônicos como prédios.

O bronze, por outro lado, é um material mas resistente, mas também mas “reciclável”. E por isso que restaram poucas estátuas de bronze: porque elas acabaram sendo reutilizadas para criar novas.

As esculturas gregas atingirão seu ápice de produção pelos séculos IV aC e V aC Com a expansão do Império Romanodepois, os romanos escolheram a estética da arte para admirar e imitar a grega.

Estátua Romana.  (Elenco: Shutterstock)Estátua Romana. (Elenco: Shutterstock)

As réplicas feitas pelos Romanos eram de mármore, e diferenciavam-se especialmente por um detalhe: costumavam trazer alguma barra de apoio para figuras, disfarçadas como objetos como truncados, colunas ou tecidos. Isto é resistente que fato do que é menos bronze.

Boa parte do conhecimento que temos das esculturas, porteiro, se dá por conta das réplicas que foram recuperadas dentro de navios naufragados. E o que foi descoberto que estas estátuas eram, na verdade, multicoloridas.

A cores originais das estatuas

Os arqueólogos Vinzenz e Ulrike Koch-Brinkmann organizaram uma exposição exibindo mas de 60 réplicas de estátuas gregas com seus núcleos originais, recuperadas por meio de processos tecnológicos. Onde você mora foram adornos, roupas e peles totalmente coloridas. Com isso, vai ao chão o mito de que os gregos tinham um projeto ideal “incolor” da arte.

Faith no seculo XV, com o Renascimento, que a arte feita na Antiguidade começou a reaender o interesse nas pessoas. E aí retomouse a ideia (que é falsa) de que as esculturas gregas eram sempre brancas. Por consequência, artistas como Michelangelo produziram obras, como seu famoso Davi de Michelangelo, sempre em mármore totalmente sem cor.

(Fonte: Hypeness)(Fonte: Hypeness)

A arte “pálida”, assim, tornou-se a regra. Segundo Vinzenz Brinkman, “a Europa não era muito educada nem muito interessada. Mas passa a ser librar da opressão escura. Assim, o mármore branco e o bronze escuro são usados ​​como um símbolo da Igreja que precisa do pensamento europeu”.

Para se ter uma ideia, o poeta alemão Johann Wolfgang Goethe Um livro em 1810, enquanto era um estudante de arte grega, chamado Teoria das Cores, que dizia “os homens, em evitm cores”. E assim, aos poucos, desenvolveu-se a premissa de que tudo que fossa branco era superior — o que não é exatamente verdade.

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