Operadores: se anda a descarregar filmes tem de ter cuidado?

Esta é uma questão que várias pessoas realizam. O meu operador sabe os arquivos que estou a descarregar através de torrentes? Tem conhecimento dos filmes que tenho tirado da Internet? Esta é uma questão importante até porque pode deixar muitos usuários em maus lençóis e isto é algo transversal a todas as empresas, quer sejam a Vodafone, MOE, AGORA, ou ultra qualquer. Será que tenho de parar já de fazer downloads e descarregar filmes e séries? Você terá problemas? Calma, que explicamos tudo.

Operadores: se anda a descarregar filmes tem de ter cuidado?

Com o fim de estúdios qu’partilhavam clandestinos de uma forma muito mas simples, os grandes estúdios de Hollywood estão concentrados para a manutenção de nossos torrents. Na prática, torrents em si não são ilegais. Além disso, podem distribuir conteúdos legais. O problema é pelo fato de não funcionar de um servidor utilizado centralmente para uso ilegal de ilegal.

Quando um usuário quer descarregar algo através de um torrent liga-se a um conjunto de pessoas que tanto fazem upload como descarregam um arquivo através de uma rede BitTorrent. Todos os que estão a participar são considerados como pares.

Ou seja, quando o BitTorrent está conectado a esses clientes, estamos conectados com o mesmo nível de conforto. Quando todas as “peças” são descarregadas o cliente junta tudo num único arquivo. É por toda esta descentralização que é muito complicado apanhar todas as pessoas que estão a participar. Mas isto não quer dizer que seja impossível. É aqui que estão os operadores.

Mas é possível os operadores verem que estamos a utilizar torrents e que estamos a fazer como descarregar filmes?

Apesar de saberem ao certo que não estamos a partilhar ou a descarregar os operadores como a Vodafone ou tem meo Estamos que estamos a participar nesta atividade. En não são só os operadores que conseguem saber isto.

descarregar filmes

Quando descarregamos um torrent, ligamo-nos a um servidor que é responsável por ligar os peers uns aos outros. Isto para tornar a partilha possível. Assim que nos liga, o nosso endereço de IP fica visível para todos os que estão a participar. Ou seja se alguém quiser saber quem está a fim de ligar um arquivo basta-se e ver todos os dispositivos IP que estão associados.

Mas será que os operadores vão seguir?

A resposta curta é não. É verdade que por vezes podem saber que estamos a descarregar torrents. Mas não vai estar a verificar-lo de forma automática. E a forma como fica um saber é analisando a duração da banda utilizada. As coisas só mudariam de figura em caso de pedido por parte das autoridades mas isto é algo muito raro, pelo menos para este tipo de casos.

Onde importa ou o ISP desconfia que você está usando torrents?

Tecnicamente não sabemos ao certo. O que sabemos é que nos ligamos a um local. Os fornecedores de Internet só agem antes de serem notificados pelas autoridades que querem saber a perda de um determinado IP e podem depois notificar essa pessoa. Em primeiro lugar é normalmente a carta para pararem com o que estão a fazer. Depois e depois de reincidência a ligação é terminada e podem chover, mas já aplicadas por terceiros.

Seja como for mesmo que não haja por parte dos operadores, convém ter cuidado com os torrents. Recomenda-se o uso para descarregar filmes ou séries. É que nestes casos há mão pesada e as coisas podem-se complicar. De fato, os estúdios estão mas atentos ao que nunca.

Leave a Comment

Your email address will not be published.