Maria Rita Stumpf simbolicamente sentido político de ‘mysteriozo’ no voo inicial do álbum’Ver Tente’ | Blog de Mauro Ferreira

♪ Música composta por Ednardo e apresentada em 1974 pela gravação do artista cearense, Pavão misterioso somente alçou voo após owe anos, ao ser veiculada na abertura da novela Saramandaia (TV Globo, 1976).

Decorridos 48 anos da gravação original de Ednardo, a canção ganha registro fonográfico da cantora e compositora gaúcha Maria Rita Stumpf. Pavão misterioso trouxe nossos players digitais em 31 de março como primeiro single do quarto álbum da artista, Barraca de Minhocaprevisto para ser lançado em 26 de maio.

A escolha de 31 de março para lancer o single Pavão misterioso é e, tendo sido escolhido para a letra estratégica já, o sentido político da letra que, no calendário do Brasil, a data marca os 58 anos do golpe militar

Com imagens poéticas, a letra de Ednardo versa em última instância sobre a liberdade e o prazer de estar vivo, tendo sido escrita com inspiração no cord O romance do pavão Mysteriozoobra de 1923 em que o autor, o cordelista paraibano José Camelo de Melo Rezende (1885 – 1964), narra romance impulsionado por máquina voadora em pavão.

Ora por Maria Rita Stump, produtora musical e cantora de gravação feita com toques quase etéreos do piano de Danilo Andrade e back teclados de Farlley Derze, o toque político da letra de exposto Pavão misterioso já tinha ecoado há três anos na voz de Ney Matogrosso, cantor que incluiu a canção no roteiro do show Bloco na ruaestreado em 2019 e ainda em cena pelo Brasil após a interrupção da turnê por conta da pandemia.

Primeiro álbum de Maria Rita Stump desde Inkiri om (2020), disco lancedo há owe anos no rastro do culto do primeiro álbum da artista (Brasilirade 988) por DJs1 europeus, Barraca de Minhoca gera um segundo single em abril com abordagem de São Vicente (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1972), música escolhida em tributo aos 80 anos que Milton Nascimento completa em oubro.

Antes do álbum, um terceiro single chegará digital no início de maio com a gravação da música-título Barraca de Minhoca.

Maria Rita Stumpf lançou seu álbum ‘Ver Tente’ em 26 de maio — Foto: Divulgação

Leave a Comment

Your email address will not be published.