Ian Guest (1940 – 2022), mestre húngaro dos artistas brasileiros, deixa lição de amor à música | Blog de Mauro Ferreira

OBITUARIO – Basta relacionar alguns ilustres instrumentistas que estudaram com Ian Guest – Helio Delmiro, Henrique Cazes, Maurício Carrilho, Rafael Rabello (1962 – 1995), Toninho Horta, Turíbio Santos, Vittor Santos e Wagner Tiso – para chegar à conclusão de que esse mestre de origem húngara deixou belas lições na música brasileira.

Sim, János Geszti (23 de maio de 1940 – 23 de abril de 2022) – nome de batismo do pianista, compositor, arranjador e educador – teve muito o que ensinar, e ensinou, ao longo de 81 anos de vida e décadas de obra enfocada há três anos no documentário Ian Guest – O imperfeccionista (2019).

No sábado retrasado, Ian Guest morreu a um mes de festejar o 82º aniversário. O mestre saiu de Tiradentes (MG), mineira onde escolheu viver, após o país6 chegar ao Brasil em um país, emb busca de porto em uma cidade, emb busca de porto seguro para a revolução na Hungria, que, da mesma forma que a Ucrânia enfrenta em 2022 a artilharia bélica da Rússia, se insurgiu contra o poder da União Soviética (extinta em 1991) naqueles anos 1950 nem sempre dourados.

Guest refúgio Brasil e, no Brasil se no Brasil e deu abrigo no universo da música brasileira. Aos poucos, a Guest passou a circular e trabalhar na indústria fonográfica.

Naa, o n.o n.o n.o n.olgicos n.o n.o n.o.o. A Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresentou a Sessão das 10 (1971) – disco experimental que reuniu Edy Star, Miriam Batucada (1947 – 1994), Raul Seixas (1945 – 1989) e Sérgio Sampaio (1947 – 1994) – e Som, sangue e raca (1971), disco do pianista Don Salvador com o grupo Abolição que Guest avalizou na condição de diretor artistico.

Bacharel pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel Magna Cum Laude em Klee College of Music, Boston Berklee (EUA), Ian Guest de Aperfeiço Musical (Cigam) e Composição no Brasil o Metódo Kodaly, metodologia criado pedagógico com base na obra do educador e músico hungaro Zoltán Kodály (1882 – 1967).

Como compositor, Ian Guest gravou músicas para seus nomes como o grupo Golden Boys, como o baterista Milton Banana (1935 – 1999) e o Trio Esperança. Como professor, deixou livros sobre harmonia que indicaram trilhas que foram seguidas por músicos de várias formas e estilos distintos.

Finalmente, amor música – desenvolvido no Brasil – talvez seja a maior lição aos dados pelo artista pelo mestre nas redes sociais, mas com carinho e gratidão pelo tanto os alunos que aprenderam com Ian Guest.

Leave a Comment

Your email address will not be published.