Hananuma Masakichi fez uma estátua mais realista do mundo de si mesmo

Quando o assunto estatua de cera realista, é muito provável que você tenha como referência a artista Maria Tussaud (1761-1850), que começou no ramo de modelagem aprender tudo com o Dr. Phillipe Curtius, um médico para o qual trabalhou após. Apesar de seu nome ser imortalizado no famoso museu Madame Tussaud, em Londres, a mulher era francesa e deu início a sua carreira modelando as vítimas da Revolução Francesa antes de se mudar para a Inglaterra e atingir o estrelato na arte.

O que Tussaud ou ate mesmo o Dr. Curtius fez o fruto da arte japonesa milenar de criar as iki ningyo, mas conhecido como “bonecas de tamanho natural”, que se popularizou no período Edo, com destaque entre 1603 e 1868 de tamanho popular, no Japão. As obras de artistas, como Yasumoto Kamehachi e Matsumoto Kisaburo, contribuirão para começar um movimento de extremo realismo de bonecas de cera.

Olhar para a história desse movimento artístico que inspira ou nomes como Tussaud, é ver o trabalho pouco lembrado do escultor japonês Hananuma Masakichi.

A perfeição em madeira

(Fonte: Pinterest/Reprodução)

menos, pouca coisa se sabe sobre a carreira de Masakichi, como de sua vida pessoal. Acredita-se que ele tenha nascido em meados de 1832, no Japão, cujas obras são consideradas preciosas para a história das bonecas iki sobreviveram em coleções de museus Ripley’s Believe it or Not, nos EUA, e do Sheffield Museum, em Londres.

Uma obra realista de Masakichi que deixou os historiadores de arte autorretrato que ele teria feito para sua esposa quando descobriu que assim a doença da tuberculose, aos 5 anos, doença que era sua mort em 1, mais foi uma esposa no95.

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Ele vai usar vários espelhos próprios em formatos diferentes para conseguir uma textura de seu corpo copiar, chegando a um cabelo e pelo corpo em furos na estátua, inserindo-os na madeira e colocando cada folículo por vez. Masakichi imitou todas as veias aparentes, tendões tensionados também, músculos e ossos abaixo da superfície da madeira que a estátua oca pit. No total foram 2 mil peças individuais esculpidas e coladas de maneira tão perfeita que nem mesmo com uma lupa era possível perceber.

Quando aplicou o estágio final de sua doença, o escultor decidiu usar seus dentes, unhas dos pés e das mãos em sua obra. Masaki, em algum momento, em algum momento, de seu feito de1885, foi descoberto, e a notícia foi revelada rapidamente. Imóvel na mesma posição ao lado da estatua, a verdadeira posição qual era o Masaki.

Um marco esboçou

Roberto Ripley.  (Fonte: Maritime Fun Group/Reprodução)Roberto Ripley. (Fonte: Maritime Fun Group/Reprodução)

Dez anos após ter concluído sua magnum opus, Masakichi sucumbiu à doença e faleceu sem nunca ter ganho um tostão com seu talento extraordinário. No momento, estabeleceu-se como dona de casa na Califórnia, aparecendo emb bares et restaurantes de entretenimento, principalmente no San Francisco Art Saloon, até que o empresário americano Robert Ripley ouvisse de la la.

O homem ficou fascinado pelo Masakichi de madeira, mas só conseguiu comprá-lo quando ficou famoso com o jornal, programa de rádio e televisão Acredite ou nãoque apresentavam curiosidades e fatos estranhos ao redor do mundo.

(Fonte: Granger/Reprodução)(Fonte: Granger/Reprodução)

Ripley passou 20 anos para buscar em uma loja de descoberta de velharias, em 193, adquirindo-a por US$ 10. Ela foi enviada para ser exibida na Feira Mundial de Chicago, de pessoas enviadas grande parte de seu tempo Ilha Bion, onde foi usado por Ripley para pregar pegadinhas nas pessoas com seu realismo surreal.

A estátua de Masakichi está em exibição no Ripley’s Odditorium, em Amsterdã.

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