Festival de Curitiba começa nesta terça (29) e promete licitar na cidade de arte | Festival de Teatro de Curitiba

A volta presencial do Festival de Curitibao espetáculo de artes cênicas da América Latina, terça-feira (29) é anunciado como um marco da retomada e resistência do setor após a suspensão de espetáculos culturais nesta terça-feira por causa da pandemia.

De 28 de março a 10 de abril, o festival – que completa 30 anos em 2022 – terá em torno de 200 atrações, movimentando mais de 900 artistas e gerando perto de 4 mil empregos diretos e indiretos.

Na programação estão atrações para todos os gostos e bolsos. Alem do Festival Na Ruaque vai espalhar 130 atrações gratuitas pela cidade também há espetáculos, exposições e ações artísticas que podem ser conferidas sem custo nos teatros.

A Mostra Pôr do Sol, por exemplo, idealizada e produzida pelo Campo das Artes, é o projeto vida do ator Luís Melo. O espaço, localizado em São Luís do Purunã, região dos Campos Gerais, tem estrutura para o desenvolvimento de projetos culturais, com espaço multiuso com capacidade para 200 pessoas, área de convivência, pátio, locais de alojamento e refeição, estacionamento e ateliê.

No Museu Oscar Niemeyer (MON) e em intervenções na cidade, é possível conferir ate abril o dia 29 de os trinta anos do festival pelo olhar de Lenise Pinheiroconsiderada a principal fotógrafa cênica no Brasil.

Exposição fotográfica de Lenise Pinheiro fará parte da programação — Foto: Divulgação

O Circuito Espaço Aberto apresenta apresentações de artistas da cidade e convidados em seus próprios espaços. Confira:

Claro_Movimento

Onda: Unidade Celso Charuri (Rua Paula Gomes, 270) – São Francisco

04/07 | 04/08 | 09/04 – 19h

* dia 9 com transmissão ao vivo

Show de lançamento do álbum “Claro_Movimento” e lançamento oficial da Turnê Mercosul do Grupo FATO. Algumas canções falam de movimento, exploração, viagem, mar, paisagens, desbravamento. A partir disso, elementos como mensagens em sinais com bandeirolas de comunicação (“Semaphore Alphabet”), lanterna e outros adereços de viajantes exploradores presentes são tanto elementos cênicos quanto nos figurinos.

É necessário retirar os ingressos na hora – sujeito a lotação.

Musical “Aracy – a voz de Noel”

Rosana Stavis celebra Aracy de Almeida, primeira grande cantora de samba e grande intérprete das canções de Noel Rosa, além de mulher a ser reverenciada por todas e todos. O espetáculo musical tem direção artística de Marcos Damaceno e direção musical de Sérgio Justen e Gilson Fukushima.

Aceno: Rua Treze de Maio, 991 – São Francisco

“Se a memoria não me falha”

Duas pessoas são recuperadas por um raio, perdem e iniciam uma jornada absurda para recuperar suas lembranças.

Aceno: Rua Alberto Folloni, 1534 – Ahú

Teatro Novelas Curitibanas

O espetáculo trata com o tom casual de uma conversa cotidiana dos mais importantes temas que dizem respeito à condição humana: o sentido da vida e da morte, o valor das coisas e das coisas, a união entre indivíduo e sociedade, a hospitalidade e a diferença.

Aceno: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco

Quando: 01/04, 02/04, 03/04, às 20h

Ações Artísticas Presenciais

“Ensina-me a Fazer Arte” (Quintal Produções/RJ)

Este projeto da artista Tânia Alice consiste em uma performance relacional, seguida de um espetáculo de teatro participativo. Na primeira parte do trabalho, um artista interage no espaço público e com um cartaz com a inscrição “Ensine-me a fazer arte”, convida os transeuntes a sentar e responder à pergunta: “O que um artista deve fazer hoje?”.

Em um segundo momento, já com as respostas recolhidas no público, são elaboradas cenicamente e reunidas a outras respostas, já coletadas em diversos países e continentes, configurando o espetáculo interativo.

Ação pública: 5 e 6 de abril – Praça Generoso Marques

Apresentação: 8 de abril às 19h – Teatro da Biblioteca Pública do Paraná

Na Mostra Festival na Rua, além de ser uma iniciativa para fomentar a cena cultural local, tem, em sua essência a oferta de arte gratuita para todos. A novidade é que nesta edição quatro espaços têm estrutura de palco, iluminação e sonorização.

São eles: Ruínas São Francisco, Praça Santos Andrade, Centro Cultural do Boqueirão e Praça Rui Barbosa. A programação inclui todos os espaços preparados para receber apresentações: Calçadão e Parque de São José dos Pinhais, Praça da Bíblia – em Araucária -, Largo da Ordem, Centro Pop Plinio Tourinho, Parque Barigui e Boca Maldita.

Uma das atrações gratuitas do Festival de Curitiba é o espetáculo Aracy – a voz de Noel — Foto: Maringas Maciel

Veja os vídeos mais acessados ​​​​do g1 PR:

Leave a Comment

Your email address will not be published.