Editora UFJF lançou 36 livros de acesso digital gratuito

A Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está lançando mais 36 novos títulos em formato digital. Divulgados no fim de 2021, os e-books são de trabalhos de docentes e investigação de nove programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade. “Esses livros afirmados foram publicados através dos selos editor dos programas de pós-graduação, a nova estratégia diretora da Editora, professor Ricardo Cavalcante.

Com acesso gratuito, as obras já estão disponível para download para meio do local da Editora UFJF e contemplam a produção acadêmica e científica da Universidade. “Desta forma, podemos complementar os fluxos normais que acontecem por meio de editais. Além disso, é de suma importância disponibilizar forma gratuita para hoje o momento de crise que a sociedade está a fazer”, comenta Cavalcante.

Para abrigar uma série de materiais que divulgarão nossos novos livros digitais, destacam-se quatro obras de autores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da UFJF. Confira:

E-books das Ciências Sociais abordam diferentes temáticas: sociologia da educação em turismo; saúde, corpo e gênero; capitalismo agrícola; arte e cultura (Arte: Milena Dibo)

Capitalismo Agrário

De autoria do professor do Departamento de Ciências Sociais, Felipe Maia, A Economia Imaginada do Capitalismo Agrário é resultado da sóbria pesquisa da questão agrária, como abordagem por intelectuais de diversos campos de conhecimento, relacionaram-se com os conflitos sociais e com ação9 do Estado no mundo rural nas décadas de 1960 e 1960 no Brasil.

De acordo com o pesquisador, há uma certa “imaginação” intelectual que agregou interesses e políticas para se hegemônica e orientar, não sem conflitos, um conjunto de atores e ações, com destaque para aqueles do Estado sobre a terra e o trabalho no Brasil Durante o período da ditadura militar e nos primeiros anos da redemocratização.

Essa hegemonia conteve e impediu alternativas que, à sua maneira, buscavam viabilizar uma reforma de uma estrutura agrária centrada na grande propriedade, tendo sido decisiva para o autoritarismo político do regime militar brasileiro. “Ainda que é um diálogo com uma bibliografia especializada, o livro é acessível ao público em transformações gerais, especialmente para os atores públicos em transformações gerais e escritos em diálogo com uma bibliografia especializada, o livro é acessível ao público em transformações gerais e escritos em diálogo com a bibliografia especializada, o livro é acessível ao público em transformações gerais e escrito em grupos, intelectuais políticos, e no modo como lideranças empresariais, intelectuais e políticos participar”, afirmou Maia.

Saúde, corpo e gênero

Sobre a publicação Saúde, Corpo e Gênero: Perspectivas Teóricas e Etnográficas refletir mais sóbrios os fenômenos do assim chamado “campo da Saúde” por meio de elementos que articulam significados de políticas a corpos historicamente. Segundo a organizadora da obra, a professora Cristina Dias da Silva, o objetivo é pensar a saúde como um conjunto de práticas e técnicas em disputa, ao mesmo tempo em que se configura a fonte de produção de sentidos, valores e subjetividades.

“O livro apresenta ao leitor um conjunto de pesquisas contemporâneas em Antropologia da Saúde, a partir de três eixos etnográficos: o campo da enfermagem como objeto de investigação antropológica; etnografias sobre a relação entre saúde e gênero; e etnografias sobre política de saúde indígena no Brasil”, informou um docente.

A expectativa é que esses três eixos apresentam a parte destemple universo de pesquisas. “As questões clássicas da Antropologia, como os conceitos de cultura, encontram-se nesta seleção de rituais de análise, por exemplo, etografias privilegiados da análise, podendo ser tanto um incremento para reflexão dos especialistas quanto uma outra aos demais.”

Educação em Turismo

Como configurar uma educação em Turismo na América Latina, especificamente na Argentina, Brasil e México? Esse questionamento motivou a organização da obra Sociologia da educação em turismo: um estudo latino-americano da Argentina, Brasil e México. Com o objetivo de análise o processo de ascensão, esses e programas de educação são pagos a Turismo na escola, o processo de educação dos campos de educação continuado Turismo e Ciências Sociais.

Segundo a professora Mariana Pereira Chaves Pimentel, uma das organizadoras do livro superior, formou-se a mão gerencial, possui objetivos, nos países, três de obra operacional nos níveis de educação, garante certa qualificação à empregabilidade dos profissionais e promover a qualidade desse setor da economia competitiva a nível internacional.

“O propósito desse trabalho e suas principais contribuições relacionadas às razões que levaram a ascensão do turismo ao debate público entre nossos países latino-americanos, e à incorporação das políticas públicas em turismo a agenda de políticas dos governos como temas imprescindíveis e inadiáveis. Também buscou-se diagnóstico essa oferta educacional, seus desafios e contribuições aos países”, explicou Pimentel.

arte e Cultura

Arte e Cultura na Modernidade-Mundo reúne um conjunto de ensaios de autoria da professora Maria Lucia Bueno, escritos entre 1991 e 2021. permeado de tensões e contradições.

A obra fundamenta-se em representações visuais das artes e de dimensões ultra-costicas estéticas e ao consumo, como a moda e a gastronomia. Como problematizam e situam os impactos da modernidade-mundo, tomando como exemplos objetos de diferentes regiões, mas tendo sempre como referência o espaço artístico e cultural brasileiro, a matriz de qual essa realidade é apreendida e interpretada.

Editora UFJF

Criada em 1986, a Editora UFJF tem como missão estimular e promover o desenvolvimento do ensino e da pesquisa. Como importante instrumento de divulgação científica, dedica-se à publicação e distribuição de produtos resultantes de pesquisa e extensão da titularidade da Universidade e também de pesquisadores de outros institutos.

Informações adicionais: Editora UFJF

Leave a Comment

Your email address will not be published.