Editora Fiocruz comemora marca de 370 e-books na biblioteca on-line

As ferramentas de popularização e divulgação da ciência ganharam ainda mais espaço no cenário da pandemia de Covid-19. E é diante desse contexto que a Rede SciELO Livros completará, no dia 31 de março, 10 anos de existência. Com uma contribuição notável à visibilidade de editoras acadêmicas e catálogos, a bibliotecas conectados comemora uma década de operação abrangendo a rede de 20 editores ativos, com uma coleção que compreende cerca de 1.600 livros, dos quais 62% estão em acesso aberto.

É nessa conjuntura que se destaca a presença da Editora Fiocruz no SciELO Livros. A Editora já conta com 373 títulos depositados na plataforma. Desse número, 231 estão disponíveis para download gratuito e os demais 142 estão em modalidade comercial, com valor reduzido (40% abaixo do preço do exemplary impresso).

A porqueria com o SciELO Livros ilustra a importância da difusão do conhecimento científico, marca da Editora Fiocruz. Em meio a emergências globais pela pandemia, as questões ligadas à saúde e a problemas de saúde ainda mais acessíveis à rede de soluções ainda mais acessíveis à rede de soluções da pandemia.

No evento de probabilidade também dos 10 anos da SciELO Livros, a Editora e a Fiocruz também estará representada. Uma celebração – em formato virtual – incluirá painéis e debates, com diálogos sobre o reconhecimento dos avanços e desafios do livro digital para luz do acesso aberto e da ciência aberta. Editor científico da Editora Fiocruz, Gilberto Hochman, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), participará do painel Avanços e Desafios dos Livros SciELO, a partir das 10h Já Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz e ex-diretora da Editora Fiocruz, participará da abertura do evento, às 9h.

O webinar aberto para todas as perguntas que serão enviadas os debates e enviar A programação completa e o link para inscrição estão disponíveis no site https://books10.scielo.org.

Editora Fiocruz e SciELO Livros: pareria antiga, milhões de Transferências
Muitos dos livros já esgotados no catálogo físico da Editora Fiocruz estão disponíveis na SciELO Livros. Obras das décadas de 1990 e 2000, mas ainda são referências para e diversos trabalhos que trabalham nas áreas de ciência e saúde pública em partes do mundo. Um bom exemplificado em obra Espaços da Ciência no Brasil: 1800-1930. Lançado em 2001, o livro Faith a primeira publicação da coleção História e Saúde – que hoje já conta com 45 títulos – da Editora Fiocruz. Com a versão impressa esgotada há anos, o volume foi disponibilizado recentemente na versão digital – e acesso aberto – na Rede SciELO Livros. Uma leitura fundamental sobre a voyageória de instituições científicas importantes do país.

E se o acervo da Editora Fiocruz na plataforma conectados é extenso, a razão vem da continuidade porque entre ambas: ao lado das editoras da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e a Universidade Estadual Paulista (Editora Unesp), a Editora Fiocruz fez parte, em 2011, do consórcio que liderou o desenvolvimento do Projeto SciELO Livros. A iniciativa contorno com o apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) ea rede começou a operar em março de 2012.

➡️ Os responsáveis ​​​​pelas três editoras concedem entrevista para o blog SciELO em Perspectiva como parte da comemoração do aniversário da Rede SciELO Livros. Um dos perigos da fé João Canossa, editor executivo da Editora Fiocruz. Confira a entrevista completa no site: https://blog.scielo.org/blog/2022/03/25/scielo-livros-10-anos-entrevista-com-diretores-da-editoras-fundadoras

A antiga causa porque rende frutos superlativos na participação da Editora na plataforma: dos cerca de 111 milhões de Transferências de e-books na rede, quase 50,5 milhões são dos volumes da Editora Fiocruz. Os números mostram o interesse por pesquisas de excelência na área da saúde pública, das instituições que é referência nas Américas.

Além da grande quantidade de Transferências, o crescimento da Editora Fiocruz dentro do consumo de informação na produção científica brasileira também é destaque. Para isso, vale sobremaneira, segundo dados do próprio SciELO Livros, uma vasta quantidade de países que consomem produtos da Editora: além de Brasil e Portugal, Estados Unidos, Moçambique e Angola também costumam aparecer nas primeiras posições. Há também o Fato de Saúde Editora ser uma das fontes mais citadas na área de ciência da saúde, atrás somente de instituições como Ministério da Saúde e Organização da Saúde (OMS).

Aquisição dos e-books pelo SciELO Livros pode ser feito nas lojas Amazonas, Google Play e Livros Kobo. Já os volumes que estão em acesso livre podem ser baixados em PDF ou em ePUB, formato específico para títulos digitais. Assim formada, a Editora Fiocruz reforçou sua missão de divulgar e ampliar ou acessar o conhecimento científico produzido nas diversas áreas da saúde. Uma plataforma, maximizando a visibilidade, ou o uso de obras do catálogo da Editora está disponível na visibilidade, a acessibilidade, e o uso impacta. Os textos em formato digital são legíveis nossos leitores e-booksem comprimidos, smartphones e nas telas de computador, amplificando o acesso à leitura em diversos espaços.

O SciELO Livros é parte integrante do Programa SciELO à PesquisaELO, conta com a Fundação de Amparo do Estado de São Paulo (Fapesp), apoio e, além da Abeu, também com o apoio da Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe (Eulaco). E membro fazer Diretório da plataforma confiável de livros de acesso aberto. Em dez anos de funcionamento da Rede SciELO Livros, os livros em acesso aberto servem uma mídia anual de mais de um milhão de Transferências.

➡️ Para mais informações sóbrias a Rede SciELO Livros, acesse o site books.scielo.org.

Editora Fiocruz na Rede SciELO Livros
Site: books.scielo.org/fiocruz
Total de livros disponíveis: 373
Livros em acesso aberto: 231
Livros em acesso comercial: 142

Leia Tambem:

E-Books: Editora Fiocruz ultrapassa a marca de 350 obras digitais na rede SciELO Livros

Ciência ao alcance de todos: Editora Fiocruz tem mais de 200 livros em acesso aberto no SciELO

SciELO Livros e o acesso aberto em tempos epidêmicos: mas importante que nunca

Leave a Comment

Your email address will not be published.