Documentário “Tempos de Peste”, da TV OVO, estreia nesta quinta na Feira do Livro

foto: divulgação/ TV OVO

A peste bubônica que assolou Santa Maria em 1912 vai ser retratada, não por acaso, na primeira Feira do Livro sem atividades híbridas desde o início da pandemia da Covid-19. A ligação entre o passado e o presente pandêmico é tema do lançamento da TV OVO, “Tempos de Peste”, documentário dirigido por Marcos Borba. O curta será exibido nesta quinta-feira, às 19h, no Theatro Treze de Maio. A data também marca os 26 anos do coletivo e faz parte da programação da 49ª edição da Feira. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser contratados na hora ou bilheteria do Treze.

LANÇAMENTOS EM TEMPOS DE COVID

Tempos de Peste (2022) tem direção de Marcos Borba e mostra como a história, de certo modo, é cíclica, já que explora a conexão entre a pandemia atual e a peste bubônica que assolou Santa Maria em 1912.

– Foi desafiador encontrar imagens que sintetizam a aproximação entre o surto do século passado e a pandemia. Ao mesmo tempo, Santa Maria ainda tem lugares históricos que se inserem nestes contextos para conectar as épocas – commenta Borba.

Durante os 17 minutos e 45 segundos da produção, são usados ​​fios condutores, como agentes de saúde.

“Trazemos a história de uma pessoa que está na ponta, que trabalha com saúde na periferia. O filme tensão para as regiões que estão à população da pandemia e os impactos da pandemia”.

O documentários de Peste tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM) e faz parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade 2021.

sinopse

Os tempos de peste rondam a história da humanidade. A espiral histórica prova que um século não é capaz de transformar uma sociedade. Descrença, intolerância e desigualdades estão presentes no surto de peste bubônica que ocorreu em Santa Maria na década de 1910 e na pandemia do novo coronavírus que surge em 2020.

FEIRA VENDE MAIS POR 20 MIL LIVROS

Até terça-feira, 20.700 libras para am comercializados durante esta Feira do Livro. Com uma mídia diária vendida de 1.725 exemplares por dia, se manter este ritmo, a tendência é que a edição supere as vendas de 2021, que atingiu 25.440 títulos.

– Em princípio, (o número de vendas totais) deve ser relativamente maior. Senão pit aqueles dias chuvosos do início seria muito maior, mas, independente de venda o que devemos realçar é oportunidade cultural. Essa sim, não temos como dimensionar – avalia Télcio Bresolin, presidente da Câmara do Livro de Santa Maria.

Na Feira do Livro fica na praça no próximo sábado. Confira a programação desta quinta-feira da Feira:

Trenzinho da Leitura

Local: Praça Saldanha Marinho (frente ao Shopping Independência)

Horário: 14h às 17h

Espetáculo – O Sensacional Circo Amaral (Grupo Clowncando)

Local: Teatro Treze de Maio.

Programação: 14h30

LIVRO LIVRO:

TV OVO – Lançamento do documentário ‘Tempos de Peste’

Local: Teatro Treze de Maio.

Horário: 19h

Leave a Comment

Your email address will not be published.