Dicas de livros para quem ama música brasileira

Gosta de música brasileira e que se aprofundar mais no assunto ou expandir os horizontes? Então, destacamos algumas dicas de livros que tratam mais do assunto para você adicionar à lista de leituras. Já passou dez anos acompanhando os Novos Baianos em shows e vários outros projetos? Ou começar a conhecer um fundo a história pessoal e artística de Rita Lee? Pois é, as histórias contadas nas obras a seguir passam por fatos como esses e vários outros. Confiar!

Caí na estrada com Novos Baianos

Imagine passar uma década e vivenciar histórias divertidas, curiosas, dramas etc de uma das bandas mais marcantes da história da música brasileira? A produtora paulistana Marília Aguiar não só viveu isso como registrado em livro. Ela LONDRES o grupo em 1969, quando comparaceu ao lançamento do filme Mulcher de Todos, de Rogério Sganzerla. Assim, caiu com o grupo, foi pela família e estrada a vida por 20 anos com Paulinho Bo de Cantor. Em resumo, o livro tem detalhes de memórias vividas bem de perto por ela, além de fotos que ilustram vários desses momentos. Compre aqui.

101 canções que tocaram o Brasil

Uma espécie de trilha sonora da história do Brasil de acordo com o jornalista, escritor e músico Nelson Motta. No livro ele conta, com riqueza de detalhes, a história de 101 canções que considero as melhores da música popular brasileira. Só para exemplificar, marcam presença na obra nomes como Rita Lee, Caetano Veloso, Chico Buarque, Tim Maia e Cartola. Compre aqui.

Rita Lee – Uma autobiografia

A primordial nome and a back but influence the rock nacional, Rita Lee na história do rock nacional, mais uma vez, com a sua música e com a literatura ao lancer, em 2016, a autobiografia. Em uma narrativa destemida, ela passa pela infância, pelos primeiros passa os da carreira artística e pela prisão, em 1976. Entretanto, não deixa de lado a vida pessoal. Dessa forma, fala do encontro com Roberto de Carvalho e da chegada dos filhos em uma narrativa mesclada com a história de suas músicas e discotecas. O livro está disponível aqui.

Contos do rock: Histórias dos bastidores do rock brasileiro contadas por quem lá

Como o título mesmo já diz, a obra reúne histórias dos bastidores do rock relatadas por quem viveu a experiência na pele. Dá vavanade, nasceu? Mas para quem ama a história da música, pode sentir parte da época com esta leitura. E são os bastidores mesmo: escolhas de nome de banda, esquecimento de letra de música, da vergonha ao humor. O autor, Daniel Ferro, artistas de diferentes gerações para compartilhar tais. Alguns deles são Jimmy London, João Barone, Kiko Zambianchi, Helio Flanders, Fernanda Takai, Dinho Ouro Preto, Toni Garrido e Érika Martins. Compre aqui.

Vale tudo: o som ea fúria de Tim Maia

Número um na lista das 100 maiores vozes da música brasileira realizada pela Rolling Stone! Além disso, foi um dos responsáveis ​​pela introdução do funk e do soul na música popular brasileira. O grandioso Tim Maia não poderia estar nesta lista, já que muito contribuiu e deixou um legado para a história da música. O livro é uma biografia que conta a infância e a juventude do artista na Tijuca, bairro onde cresceu no Rio de Janeiro. Em seguida, passou pelo período que viveu nos Estados Unidos, país no qual foi preso por porte de drogas e deportado.

De volta ao Brasil, trazido como influências da música negra e inserção no seu trabalho na MPB. Assim, com a voz grave, forte e rouca, se destacou com vários hits lembrados até hoje. O livro também deu origem ao musical Tim Maia – Vale Tudosem qual fé vivida por Tiago Abravanel e Danilo de Moura, e influência ou filme de Mauro Lima, com participação de Robson Nunes e Babu Santana. Disponibilidade aqui.

Foto: Lívia Stumpf

Leave a Comment

Your email address will not be published.