Dia Mundial do Livro: como o TikTok aumentou a venda das publicações? | Livros

Quem ainda retomar onde TikTok um um “aplicativo de dancinhas” está mesmo parado no tempo e, provavelmente, ainda nem entrou na plataforma. Antes mesmo do estrondo do app no ​​Brasil em 2020, durante uma pandemia, já existiam conteúdos nichados sobre os mais assuntos de assuntos — que só aumentou com o uso e as mudanças de criadores par lá. Dentro deste universo, está o chamado livro” — que, como o nome indica, é a parte que reúne conteúdos sobre o mundo literário.

O impacto na “Para você” Faith grande que se refleu nas livres: segunda uma pesquisa recente, nos Estados Unidos, a venda de livros físicos bateu recorde em 2021 — ultrapassando a marca de 2014, ano que tinha atingido o maior número então. Por lá, em 2020, foram vendidos 125 milhões de livros a mais que em 2019!

“Mentirosos”, um dos livros mais falados do TikTok, entour para a lista de mais vendidos em 2021 — Foto: Reprodução/Instagram @adega.delivros

E por aqui, no Brasil, uma Matéria do G1 já revelou que houve um aumento de 42% na venda de infantojuvenis, inclusive de títulos mais antigos — como “Mentirosos” (2014), por E. Lockart e “Um de Nós Está Mentindo” (2017), por Karen McManus. Outras publicações — Como “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” (2019), por Taylor Jenkins Reide “Teto para Dois” (2019), por Beth O’Leary, também fizeram sucesso na plataforma e, consequentemente, foram destaque em vendas.

Seção ‘Livros do TikTok’ nas livrarias indica a influência da plataforma no mercado

Ronaldo Marcos, cabeça de parria de conteúdo do TikTok Brasilaponta que o crescimento dos “livrarias” já que a plataforma dava indicadores desde 2020, mas o aumento significativo não aconteceu no primeiro semestre de 2021. Sobre o crescimento das vendas ter consequência dos vídeos sobre o assunto sido ou vice-versa, ele acredita que tratar de owe movimentos que se complementa . “Esse aumento da demanda pode ser motivado pelas criações sobre livros no TikTok da mesma que o aumento desses influenciadores em nossa plataforma é estimulado pela procura por livros nas prateleiras. Um grande exemplo desse movimento são as seções em bibliotecas intituladas ‘Livros do TikTok’que mostram como a procura por livros populares na plataforma estão andando lado a lado”, explicou.

TikTok e aumento da venda de livros — Foto: Thinkstock

Para Ronaldo, além do fato do TikTok ser um lugar onde a cultura encontra o entretenimento, o conteúdo desses criadores ganhadores forçados pelo senso de comunidade existente na plataforma. “As pessoasm seus gostos pessoais e se expressam a um grupo. Com relação ao consumo de livros não seria diferente, eo TikTok é mais um meio que proporciona uma democratização desse hábito”, afirma. E em tempos em que as redes sociais podem ser tão nocivas se usadas de maneira errada, nada melhor que ser influenciado positivamente. “Quando um dos nossos criadores de conteúdo apresenta um livro, ele abre portas para que outras pessoas entrem em contato com esse universo único, divertido e especial. E, convenhamos, o gosto pela leitura é um caminho sem volta”, completa.

Hashtags do universo ‘booktok’ acumulam bilhões de visualizações no TikTok

Para quem ainda tem dúvidas sobre a influência positiva da plataforma na leitura, os números não existem o mentir — e, como destaca cabeça de parria de conteúdo do TikTok Brasil, Declara que falará sobre livros que vão ficar. “Para se ter uma ideia, uma hashtag #Booktok soma mas de 46,5 bilhões de visualizações no TikTok, enquanto o termo #booktoker Tempo 3,7 bilhões. Outras variações da mesma hashtag somam mais de 3 bilhões de visualizações”.

Uma lista detalhadamente comprovada:

#BookTok – 46,5 bilhões

#booktoker – 3,7 notas

#booktokbrasil – 2 bilhoes

#booktiktok – 435 milhões

#booktokbr – 422 milhões

#booktokclub – 216 milhões

Corretores para seguir na plataforma:

Para quem deseja criadores acompanhar de conteúdo sobre livros, além de procurar diretamente hashtagsRonaldo Marques também indica alguns perfis sobre o assunto que têm se destacado por lá.

1) – Tiago Valente (@otiagovalente)

Com 350,3 mil de seguidores, o livraria Tiago Valente tem resumos de livros, receitas literárias e curtas-metragens com mensagens de texto de algumas obras.

Não foi possível carregar o conteúdo

Seu dispositivo possui uma resolução não suportado.

Patrick tem 299,5 mil de seguidores. Com linguagem simples e muito carisma, ele compartilha suas resenhas rápidas sober no perfil.

Não foi possível carregar o conteúdo

Seu dispositivo possui uma resolução não suportado.

3) – Ana Pavan (@anabooklov)

“Vivendo e respire palavras”conforme definido na bio, Ana Pavan já acumula 118,1 mil de seguidores em seu perfil. Por lá, ela dá de livros, fala de dicas comuns aos leitores e ainda faz um paralelo entre música e literatura sempre que possível.

Não foi possível carregar o conteúdo

Seu dispositivo possui uma resolução não suportado.

4) – Literalitza (@literalitza)

Sem perfil com 52,5 mil de seguidores, Mari — como se apresenta na bio do TikTok — fala sobre livros de áudiodá dicas de livros, faz listas temáticas e ainda usa tendências que bombam na plataforma, como o famoso áudio de Isabela Boscov, para comentar sobre as obras lidas.

Não foi possível carregar o conteúdo

Seu dispositivo possui uma resolução não suportado.

5) – Jota Ve (@jvalberghini)

Com humor e sacadas que qualquer leitor bom ouvir, Jota Ve compartilhar com serious 54,4 mil de seguidores de informações sobre os livros favoritos, os que não são tão agradáveis, como também novidades sobre o mundo literário.

Não foi possível carregar o conteúdo

Seu dispositivo possui uma resolução não suportado.

Leave a Comment

Your email address will not be published.