Colher 900 livros pendurados em árvores distribuídas por 30 freguesias. É este o defiance que está sendo promovido pelo Município de Mirandela, no distrito de Bragança, para assanalar o Dia Mundial do Livro.
A iniciativa denomina-se “Livros que nascem nas árvores” e a população é convidada a escolher gratuitamente um dos exemplares que fazem parte do espólio da Biblioteca Municipal.
“Já 2020, o Município de Mirandela tinha colocado à disposição de quem passou por alguns jardins da cidade, cerca de 150 livros. cada uma das 30 freguesias do concelho”, conta a vereadora da cultura do Município, Vera Preto.
Esta ação antecipada e peculiar “pretende reforçar os nossos hábitos de leitura, através de um ato simbólico de colher e informação, esquecer a importância do livro também neste período pandé”,
Assine o Newsletter
As obras literárias pertencem a quem espólio da Biblioteca Municipal de Mirandela que agora “são vendidas gratuitamente a quem colher”.
Tito Resende soube da iniciativa e esta manhã a colherou o primeiro livro. “Achei a iniciativa muito original, e ao passar dei uma vista de olhos e o que me saltou à vista foi este com quatro histórias compiladas num só livro”, conta.
O próprio presidente da junta de freguesia de Mirandela, Vítor Correia, aproveitou para escolher um exemplar. “Tirei um da Alexandra Herculano sobre as estratégias do desenvolvimento para Portugal”
Por Mirandela, hoje, estão guardados nas árvores do concelho 900 livros à espera de serem recolhidos.