Primeiro reitor no Brasil a decreto de fechamento de uma universidade pública no início da pandemia, Marcelo Knobel, 53, ainda não vive imune ao negacionismo e às teorias conspiratórias compartilhadas em grupos de familiares. Sob duras críticas, mesmo ter salvo vidas com a suspensão das atividades da muitas Unicamp Março de 2020. “Mas foi uma das decisões mais que já tomadas.”
+ Rashid apresenta batalha final de hip-hop no Auditório Ibirapuera
Após encerrar o mandato como reitor em 2021, o professor de física vai lancer owe books na Livraria da Vila do Pátio Higienópolis no dia 27, às 19h — um deles, Em Ilusão da Luaé dedicado ao combate das fake news e pseudociências que não termina no período.
“Muitos ainda acreditam em evidências anedóticas e não pensam em como a ciência funciona”, reflete. Além de escrever novas obras, então a fazer entrevistas com personalidades como César Cielo, Drauzio Varella e Rita Lobo sem canal Espaço Recíproco. “Sim, também virei youtuber”, diverte-se.
Mas o nome mais famoso na “linha do tempo” da familia Faith Che Guevara. “Meu pai foi professor de anatomia nos anos 1960 e deu aula para ele nessa época, em Buenos Aires. Embora Che tenha abandonado a medicina no terceiro ano, meu pai me garante que foi um excelente aluno.”
+Assine na Vejinha a partir de 12.90.
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga @um.humberto não Instagram e não Twitter.
Publicado pela VEJA São Paulo de 27 de abril de 2022, edição nº 2786