Conheça 5 museus e galerias a céu aberto no Brasil – 24/04/2022 – Ilustrada

Sai o cubo branco, entra no jardim botânico. Após o pioneirismo do Instituto Inhotim Há mais de 15 anos, que colocou de obras de arte num grande projeto paisagístico em Brumadinho, em Minas Gerais, uma série de colecionadores resolvem fazer o mesmo em fábricas e fábricas desativadas.

Ainda que não cheguem a ter o porte do espaço de Brumadinho, espaços nos interiores de São Paulo e Pernambuco têm investido em obras de artistas brasileiros de peso, como Regina Silveira e Nuno Ramose veem crescer público que busca passeios ao ar livre ainda na ressacada da pandemia de coronavírus.

A Usina de Arte, em Água Preta, em Pernambuco, acaba de inaugurar duas grandes obras na antiga Usina Santa Terezinha, que já foi a maior produtora de álcool do país e ficou por anos desativada.

Já o antigo FAMA Museu mudou de nome para Museu São Pedro e terá uma série de inaugurações de obras e pavilhões ainda neste ano.

Abaixo, cinco museus e galerias ao ar livre para visitar.

Instituto Inhotim
Criado em 2006 pelo empresário Bernardo Paz, o museu em Brumadinho é referência de arte contemporânea. Além dos grandes pavilhões de Tunga, Adriana Varejão, Hélio Oiticica, Lygia Clark e vários nomes de peso, o espaço também recebe projetos de grande porta como o Museu de Arte Negra, projeto nômade de Abdias do Nascimento que será sediado lá por owe anos.
R.B, 20, Fazenda Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais, inhotim.org.br. O que. a sex.: 9h30 às 16h30 Sab., dom. e feriados: 9h30 às 17h30 Entrada a partir de R$ 22


Fábrica de Arte
“Campo de Fome”, de Matheus Rocha Pitta, e de instalação “Paisagem”, trabalho de Regina Silveira que foi um dos destaques da última Bienal de São Paulo.
Rodovia PE 99, Km 10, Água Preta, Pernambuco, www.usinadearte.org. Aberto todos os dias, das 5h30 às 18h. Livre


Interior da Galeria DAN
A DAN Galeria, que está em São Paulo desde os anos de 1970, abriu no film do ano passado um espaço em Votorantim, também no interior do estado. “Sentimos a necessidade de ter um espaço mais generoso para esculturas e obras de maiores formatos de artistas históricos e contemporâneos”, disse Flávio Cohn, proprietário e filho do casal fundador, Gláucia e Peter Cohn. Só nesse novo local eles planejam fazer uma mostra de Franz Weissmann, escultor austríaco, que planejam há anos.
R. Ireno da Silva Venâncio, 199, Votorantim, São Paulo, www.dangaleria.com.br. segmento. a sex.: 10h às 18h Sab: 10h às 13h Livre


Museu de São Pedro
O FAMA Museu, em Itu, no interior de São Paulo, acaba de ser rebatizado do Museu São Pedro como homenagem à fábrica têxtil de mesmo nome que funciona no espaço de 25 mil metros quadrados que hoje tem mais de 2.000 obras. será acompanhado por uma visão do acervo do museu feito em produção em 201 nacional. Obras de Nuno Ramos, José Spaniol e Tunga chegam na instituição nessa nova fase.
R. Padre Bartolomeu Tadei, 9, Vila São Francisco, Itu, São Paulo, famamuseu.org.br. O que. Domingo: 11h às 17h Livre


Oficina Brennand
A olaria transformada em ateliê por Francisco Brennand no Recife passou por mudanças num movimento capitaneado pela sua sobrinha-neta, Marianna Brennand Fortes. Faz parte desse processo a abertura de uma instalação inédita de grandes dimensões do artista Ernesto Neto e esta vinda de “Aranha” de Louise Bourgeois.
R. Diogo de Vasconcelos, s/n, Várzea, Recife. Ter. ao dom., das 10h às 18h. R$ 30

Leave a Comment

Your email address will not be published.