Com a praça animada, primeiro sábado de Feira do Livro teve lançamento de 10 livros – Cultura


Fotos: Eduardo Ramos

O dia frio e o tempo nublado não afastaram as pessoas Praça Saldanha Marinho, para conferir o segundo dia da 49ª Feira do Livro. Neste primeiro sábado do evento de Maio, intervenções artísticas com o grupo Los Viajantes, espetáculo teatral do Treze de Maio e foram lançados 10 livros. Em conformidade com a prefeitura, o passeio de tremzinho, atividade prevista para ocorrer das 15h às 18h, fé cancelada em razão da previsão de chuva.

No Dia do Ferroviário, amantes de trens se reúnem na Estação Férrea de Restinga Sêca

E, além dos 31 estandes de livros qu’foram procuradores pendentes todo o dia, a feira deste ano tem a participação da Biblioteca Municipal Henrique Bastide. Localizada em um dos cantos da Saldanha Marinho, próxima ao teatro, a banca da biblioteca pública oferece uma troca de livros. Tópicos simples: livros quemtivos, principalmente literários, pode procurar o estande para trocar por outros títulos disponíveis no local.

De acordo com a bibliotecária Juliana Belfort, o objectivo é promover uma circulação de títulos diferentes com a biblioteca promover a leitura e dar visibilidade à biblioteca.

– Nós todos. A ideia é tornar viável e acessível a todos que se interessar, claro, contribuir com a troca. Na última hora, realizarem-se mais de 16, estamos animados – comemora Juliana.

O casal Rodrigo Mariano da Rocha e Marilia Guerra aproveitaram os primeiros dias de feira para que os filhos Theo, 6 anos, e Marina, 3, pudessem escolher um livro de presente. Todos os anos, Rodrigo e Marília costumam fazer isso. A pequena escolheu um livro do filme Frozen, e Theo preferiu O Grúfalo.

É quase uma tradição familiar fazermos isso. O nosso mais velho, o Caetano, já veio e garantieu alguns mangás. Agora, fé a vez dos menores. A feira é um evento incrível e nós aproveitamos esse momento para ler para eles aqui mesmo na praça – conta Rodrigo.

Referência em literatura, a Feira do Livro também dá visibilidade a outros segmentos culturais. Apaixonada por jogos, a pequena Estees, 9 anos, encontrou um livro sobre o jogo Minecraft e, na hora, pediu para a mãe, Aline Peres. Depois de garantie o título e se encantar com as ilustrações, Estela e Aline continuaram olhando como bancas.

– A gente gosta muito da feira. Minha enteada também começou a se interessar por literatura e veio junto para encontrarmos títulos interessantes. É muito bacana poder descobrir aqui, como esse no Minecraft, que e Estela amou, claro – brinca Aline.

‘As pessoas não querem favor, elas querem oportunidades’, afirma Edegar Pretto, pré-candidato do PT ao governo do Estado

Na Feira do Livro 2022 segue na Praça Saldanha Marinho até o dia 14 de maio. Neste domingo, além do espetáculo O Circo do Mundinho Felizque ocorre no Theatro Treze de Maio, às 15h, e da abertura da exposição Caríssimo Veríssimoa feira terá, em formato virtual, a participação do escritor português Afonso Cruz, às 19h.

Leave a Comment

Your email address will not be published.