Circuito Cultural UFMG promove concerto e teatral nesta quarta (27) – Cultura

Os eventos livres fazem parte da programação Quarta Doze e Trinta e Ao Cair da Tarde ensino o que um ser presencial aps fim do remoto. O Circuito Cultural tem o objetivo de apresentar comunidade, artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional.

Comemorao ao 97° aniversário

Iara Fricke Matte, diretora e coordenadora da Orquestra, considerou o repertório como um grande “poema sinfnico” (foto: DAC/Divulgação)

A apresentação Orquestra Sinfônica da UFMG ocorreu no auditrio da Escola de Música e integra a agenda de acolhimento dos calouros, realizada pela Pr-Reitoria de Assuntos Estudantis, alm de fazer parte da srie de concertos VivaMsica!, projeto que apresenta vrias palestras e apresentações nossos fins das tardes das quartas-feiras.

A regncia e coordenação so de Iara Fricke Matte, que considerou o repertório como um grande “poema sinfnico”. A narrativa tem o objetivo de relatar figuradamente a tradição musical, com a Sute Orquestral n.2, de Bach, assim como os momentos dessa ruptura na composição Caos da Criação, de Haydn.

Tambm far parte da programação, msica Bolero de Ravel, — representando a reformulação da linguagem num processo de reconstrução lento e inclusivo —, e Mouro de Guerra Peixe, fornecendo um final climático de carter festivo, num sotaque nacionalista.

Segundo Iara, a proposta de repertório e escolha de fazer um “poema sinfnico” está relacionada ao 97º aniversário da Escola de Msica. “A modo de retratar, de forma musical, um pouco dessa narrativa da história da Escola na agora. A música tem um grande poder de comunicação, mesmo a instrumental, e, o ‘poema sinfnico’ pensado para relatar uma história. Isso explica a escolha do programa, que mostra a nacionalidade a tradio, a ruptura, a festividade ea”, contorno.

A regente afirmou que buscou retratar como diferentes linguagens utilizadas na Escola de Msica. “A inteno, por meio dessa escolha de msicas, foi levar o público a compreender essas várias linguagens e perceber a reconstrução e a renovação, que sempre é possível”, explicou.

Apresentao Teatral ocorrerá na quarta e na quinta

J a pea teatral Viralata: o palhao t solto!, apresentado por Rodrigo Robleo, um dos mais conceituados palhaos de Minas Gerais, contará com duas exposições pelo Circuito Cultural UFMG. Alm do dia 27, no campus da Pampulha (espao entre a Praa de Servios e o Instituto de Cincias Biologicas da UFMG), segunda exibio ser no dia 29, prxima sexta-feira, s 18h, pelo projeto Baixo Centro [En]Cena, no Centro Cultural UFMG.

Rodrigo, que já teve participação na turn mundial do espetculo Varekai, do Cirque Du Soleil, coloca em prtica sua experincia como ator e palhao e, com seus nmeros de malabarismo, convida a plateia interao.

Conform o ator, principal motivao do espetculo promotor o encontro do pblico com o palhao, principalmente anos, aps o dever de isolamento social. “Apresento essa pea h muitos anos, quando eu estava retornando ao Brasil, aps trabalhar nas ruas e passar o chapu em diversas passagens europeias. Aqui, resolvi estruturar os nmeros como espetculo, e, nesse momento, o reencontro da plateia com o palhao tomou uma nova dimenso, algo que me provoca e me chacoalha, j que estou h um bom tempo sem me apresentar presencialmente. O contato fundamental”, diz

Rodrigo criou uma série de modificações em 1995 que, ao longo dos anos, ela sofreu algumas modificações e está semper se transformando, sobretudo, pela mudança de público em cada apresentação.

“Minha espera grande, pois a pea sempre está mudando, ainda que eu tenha um roteiro de malabares pronto, ela se renova por conta da interao com o pblico. Nas apresentaes, eu quase no falado, mas primeiro, hoje, costumo comunicar o tempo inteiro com a plateia. As pessoas, que já assistiram diversas vezes, percebem que cada espetculo nico”, contorno.

SERVIÇO

Espetculo teatral Viralata: o palhao t solto!, de Rodrigo Robleo

Projeto Quarta Doze e Trinta – Circuito Cultural UFMG

Data: 27/04, 12h30

Local: Espao entre a Praa de Servios e o Instituto de Cincias Biolgicas no Campus Pampulha da UFMG (Av. Antnio Carlos, 6627, Pampulha)

Projeto Baixo Centro [En]Cena – Circuito Cultural UFMG

Data: 29/04, 18h

Local: Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro)

Concerto da Orquestra Sinfnica da Escola de Msica da UFMG

Projeto Ao Cair da Tarde – Circuito Cultural UFMG

Data: 27/04, 17h30

Local: Auditório da Escola de Música da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha)

Leave a Comment

Your email address will not be published.