Canal de televisão de Taiwan pede desculpa após noticiar invasão chinesa

A estação de televisão de Taiwan pediu por “causar quarta-feira” após ter ocorrido, por erro, ataques na ilha, uma série de avisos que a China tinha lançado.

“ATOS [Chinese Television System] pede desculpas por este erro desde a comunicação entre o público e a preocupação séria para as unidades da televisão”, disse a televisão chinesa.

O meio comunicação social chinês com sede em Taipé incluindo preocupação após vários alertas a capital “fait levados por funcionários do exército de” Tai guiados pelo exército de instalações e barcos foram danificados no porto”.

A CTS atribuiu o erro aos colaboradores que transmitiram erroneamente o conteúdo preventivo que tinha tido os exercícios executados de produção para os bombeiros da cidade.

Noutro alertou podia ler-se: “A guerra pode deflagrar, (…) Taipé abre um centro conjunto de comando e controle de emergência”.

O incidente aconteceu numa altura em que, depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, os receptores são crescentes em Taiwan de que a China possa levar a cabo como suas ameaças de seguir para a ilha democrática autónoma, que Pequim como parte d seu território e que não descarta um ‘resgate’ pela forçada, se necessário.

A CTS acrescentou que iria “punir severamente” os responsáveis após a abertura de uma investigação interna.

“Não entre sua página em pânico”, diz uma mensagem publicada na rede social Facebook, aumentando que “transmitida erroneamente para mensagem de guerra e prevenção de catástrofes”.

desde a pressão aumentada sobre Taiwan que a presidente, Tsai Ing-wen, chegou ao poder em 2016, afirmando a ilha como um país soberano.

As manobras de intimidação chinesa aumentaram dramaticamente no último ano, com os aviões de guerra a violarem quase diariamente na zona de defesa aérea de Taiwan.

Taiwan registou 969 incursões em 2021 de acordo com a base de dados compilada pela agência France-Presse notícias, mas dobro das cerca de 380 registadas em 2020.

Leave a Comment

Your email address will not be published.