Beatles, Pink Floyd? Qual é o disco de vinil mas popular do mundo?

Em meio à escalada do vinil, uma pergunta paira sobre curiosos: qual seria o disco mais popular do mundo? Responda a esta pergunta para o pueril, que visa apontar para “Thriller” de Michael Jackson —atestado o mais vendido do planeta, ficou mas fácil.

O serviço de comparação financiará o money.co.uk public ou uma lista interessante do site Discogs, maior banco de dados e plataforma de discotecas do planeta. Foram considerados 1,3 milhão de livros para chegar a um veredicto convincente.

Imagem: Reprodução

E uma medalha de ouro da popularidade vai para…

Desejar Vocês Estavam Aqui” (1975), nono trabalho de estúdio do Cor de rosa Floyd, famoso por sua capa fumegante, sua canção-título e pela retumante”brilhar Nós Vocês louco Diamond”, homenagem ao ex-líder Syd Barrett (1946-2006), que na época já não fazia, mas fazia parte do grupo.

Como esse ranking fé feito?

Uma metodologia considera discos cadastrados por usuários ainda no site e aqueles incluídos nas “wantlists” do Discogs, mas gostariam. A mídia é expressa por uma nota que vai de 0 a 10.

Veja abaixo

1. Pink Floyd – Wish You Were Here (LP) 9.06
2. Daft Punk – Memórias de acesso aleatório (2xLP, 180) 8,63
3. Pink Floyd – The Wall (2xLP, San) 8,53
4. Pink Floyd – The Dark Side Of The Moon (LP, RE, RM, 180) 8,35
5. Michael Jackson – Suspense (LP, Pit) 8,28
6. Os Beatles – Abbey Road (LP) 8,23
6. The Beatles – Let It Be (LP, Win) 8,23
8. David Bowie – A Ascensão e Queda de Ziggy Stardust e as Aranhas de Marte (LP, RE, RM, RP, 180) 8.17
9 The Beatles – Magical Mystery Tour (LP, Los) 8,05
10. Nirvana – Nevermind (LP, RE, 180) 7,93
11. Queen – A Night At The Opera (LP, Emb) 7,89
12. Kendrick Lamar – Good Kid, MAAd City (2xLP, Dlx) 7,79
13. Pink Floyd – The Dark Side Of The Moon (LP, Gat) 7,74
14. Pink Floyd – Wish You Were Here (LP, RE, RM, 180) 7,47
15. Radiohead – In Rainbows (LP, 180) 7,46

Um rápido glossário para você ouvir melhor as siglas do Discogs

LP: Long play, o famoso disco de 12 polegadas que você tem em casa
2xLP: Disco duplo
D: Repress, uma “reprensagem” do disco, não a original
RM: Remaster, uma versão remasterizada
180: Edição de 180 gramas
Portão: Gatefold, tipo de capa que você pode abrir como um álbum ou livro
Dlx: Edição deluxe, geralmente com encarte e outros mimos
pacote: Em relevo dobrávelou embalagem com relevância
Tom: Pitman Pressing, indicação da famosa fábrica Pressing Plant, usado pela Columbia em Pitman (New Jersey), que preso ou disco
O osso: Los Angeles Pressing, fábrica em Los Angeles utilizada pela Capital Records
Ganhar: Winchester Pressing, fora da fábrica, em Winchester (Virgínia)

4 apontamentos acima o top 15 levantamento

  • Ele foi elencado usando edições de discos considerados populares, não do disco –obra– em si. Ou seja, trata-se de um ranking de edições mais populares.
  • Colecionadores da plataforma tendem a procurar históricos do pop/rock. Pink Floyd e Beatles reinam, David Bowie e Queen também com espaço. Isso atesta, entre outras, que o vinil é uma cultura que proconiza a memória e o simbólico/significado artístico de um trabalho.
  • Uma popularidade de títulos mas recentes, como “Random Access Memories” (2013) do Daft Punk e “Good Kid, MAAd City” (2012) do rapper Kendrick Lamar, como suas edições duplas, munidas de libretos e lindas arts, indica que, alem da músicao capricho gráfico também conta muitos pontos no colecionismo, especialmente para a nova geração.
  • O álbum mais incensado dos Beatles na lista é “Abbey Road”, vinil mais comercializado na última década, justamente quando os LPs são a ser objetos de desejo.

A lendária banda britânica The Beatles (FOTO: Reprodução) - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Imagem: Reprodução / Internet

E os músicos mais populares do Discogs?

O estudo da money.co.uk ainda estratifica um ranking de artistas, com os mais possuidores da plataforma. E, outra vez, os clássicos dominam, agora com os Beatles no catálogo mais voltado para o meio milhão de frente do segundo colocado, o Pink Floyd.

A não ser pelo terceiro posto de David Bowie e o oitavo dos Smiths, que não costumam figurar nas listas de mais vendidos da história, nenhuma grande surpresa aqui. Todos são nomes extremamente cultos.

1. Os Beatles – 3.369.578 (cópias registradas)
2. Pink Floyd – 2.815.586
3. David Bowie- 2.178.928
4. Led Zeppelin – 1.879.600
5.Rainha- 1.311.065
6. Os Rolling Stones – 1.097.877
7. Nirvana – 1.075.811
8. Os Smiths – 998.687
9.AC/DC – 957.002
10. Elvis Presley – 934.547

Mas alguns centavos do colunista

Apesar de os números acima não fornecerem uma visão abrangente sobre as vendas, ele é um indicador do estado atual do mercado de discos (novos e usados), sinalizando para onde aponta a bússola de colecionadores.

E é importante ouvir esses números sob a perspectiva do consumo crescente. Mesmo ainda longe de rivalizar com o transmissão —provavelmente nunca o fará—, a mídia física dá mostras de que já consolidou seu retorno e já parece sair da prateleira de “nicho”. Uma feliz notícia para nós, colecionadores.

Devem dados que atestam essa conclusão: segundo a Statista, as vendas de álbuns de vinil nos EUA, maiores compras do mundo, cresceram pelo 16º ano consecutivo. O crescimento foi de 50% em 2021, superando as vendas de álbuns digitais e CDs.

Phelipe Siani tem muitas coleções: de discos de vinil, câmeras e canoplas de microfone - Mayra Azzi/UOL - Mayra Azzi/UOL
Imagem: Mayra Azzi/UOL

Até que ponto esta pode chegar e como ele se comportará à medida que a geração nascida em ambiente ultradigital passa a protagonizar as tendências, algo que já vem comportar-se? Estaremos aqui para ver e analisar.

E qual é sua opinião sobre o assunto? Mande uma mensagem nossos comentários ou via Instagram (@hrleo) e Twitter (@hrleo_). Quer ler mais textos do colunista? Clique aqui.

E comeu uma próxima datilografia!

Leave a Comment

Your email address will not be published.