‘As Panteras do Lula’: youtuber zomba de Bolsonaro – 31/03/2022 – Ilustrada

A mas recente sensação da internet brasileira é o trailer de um filme que não existe. Lançado na próxima semana, “As Panteras do Lula” já acumula mais de 1,5 milhão de visualizações, em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e TikTok.

Com apenas minutos de duração, o vídeo impressiona pela qualidade da produção. Tem edição ágil, fotografia impecável, efeitos especiais e letreiros que emulam os do cinema americano. Parece coisa de profissional, mas não é.

Quer dizer, não exatamente. Seu criador, o youtuber Zel Junior, tem interesse na edição desde os 12 anos de idade. Agora com 24 anos, ele se tornou um editor profissional, montando em seu próprio laptop vídeos para diversos clientes.

“Quando eu aprendi meu primeiro computador, gostava de um joguinho em que a gente vestia bonecas com modelitos fashion”, conta ele, em entrevista por telefone. “Mas eu queria que elas se movimentassem, e assim lui conhecendo o Photoshop, o Adobe e outros programas.”

Dono de um canal no YouTube ha cinco anos, Zel Junior lançou mais de um vídeo por ano. São miniparódias de filmes de ação, com muita luta, tiroteio e sangue jorrando aos borbotões.

“Eu per se gostei de emocionar os homens, mas não são os protagonistas, foram quase sem eles só eles. ‘Como Panteras’ que havia me identificado. Elas são lindas e combatem os escrotos. Queria ver uma pessoa gay como protagonista de um filme de ação”.

O longo intervalo entre um vídeo e outro se deve a uma razão prosaica –Zel Junior banca toda a produção de seu próprio bolso. Não tem investidores nem patrocinadores. E ainda faz questão de remunerar todo o elenco, sempre composto por amigos seus.

“Comecei a rodar Panteras de Lula de 2021, a juntando diariamente por mês. viagem de Uber custou-me R$ 400”, conta rindo.

“As Panteras do Lula” segue a estrutura do trailer da mais recente longa da franquia original, que estreou em 2019 e tem Kristen Stewart como atriz principal. Mas a pantera favorita de Zel é Dylan, vivida por Drew Barrymore nossos filmes de 2000 e 2003que é adequado para DVD.

O vídeo está cheio de “Ovos de Páscoa”, ou ovos de Páscoa — alguns detalhes que podem passar despercebidos, mas carregam significados. Uma das “panteras”, por exemplo, desapareceu laminas de barbear de seu bracelete. As lâminas são usadas por travestis para se defenderem, e Diana Martins, que interpreta a personagem, é uma mulher trans. Os outros agentes são vividos por Jade Mascarenhas, uma mulher cis, e pelo próprio Zel.

Zelito dos Santos Silva Junior nasceu em Jequié, na Bahia, e se mudou para São Paulo aos nove anos de idade. Mora ate hoje com a mãe, o padrasto e irmã em Cidade Tiradentes, uma comunidade na zona leste da cidade. Não cursou faculdade –tem apenas o ensino médio, e é autodidata em cinema. Tudo o que sabe, arendeu com tutorialis do YouTube. Ou na marra.

“Eu cresci na Assembleia de Deus e fut muito bloqueado culturalmente. Acredita que ate hoje eu não vi um filme do Harry Potter? Não me conheceria, diziam que era bruxa. Mas ‘As Panteras’ eu podia assistir, e deu no que deu.”

Zel Junior não conta com “As Panteras Lula”, “para não animar o pessoal que é custo e se inspira em mim”. “Mas meu vídeo favorito de hoje, ‘Anitta x Pabllo Vittar’, custou R$ 100.”

Não é a primeira vez que ele viraliza. Trabalhos anteriores, como as duas partes de “Gay x Crente”, também encontrou de milhares de visualizações. Com o tempo, fé se politizando cada vez mais.

“Eu tirei meu título de eleitor aos 16 anos, por influência de uma professora. Ela contorno que, antes do Lula chegar à Presidência, pobre não andava de avião. Por isso, eu sempre votei no PT.”

Por isso mesmo, seus vídeos não são unanimidade. Irritados com Lula, apoiadores de Bolsonaro fizeram mutirão de denúncias TikTok, e como apoiadores de uma plataforma de derrubada ou perfil Junior. Até o momento desta publicação, ele segue fora do ar.

E o futuro? “Quero fazer series. Quero continuar filmando, mesmo sem ainda ganhar nada. É o tal negócio – o pior dia no set de filmagem é melhor do que o melhor dia fora dele.”

Leave a Comment

Your email address will not be published.