Artista brasileiro vive de vendas de pinturas do jogo

Rustem Gomes, ou Rustenicoque é como assina seus trabalhos, é um artista brasileiro independente do que viver de pintar cenários de jogos eletrônicos. Alguns dos seus principais trabalhos são do mundo do Counter-Strike: Ofensiva Global (CS:GO), mas ele também já retratou outros games que ama como Meia vida e Fuja de Tarkov. ao O inimigoele contorno mais sobre como funciona sua vida profissional em torno da arte e como as pinturas são feitas.

Natural de Fortaleza, Rustenico se mudou para o Rio de Janeiro, onde cursa Pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele conta que o CS em 2001, com apenas 10 anos de idade. Nesta época ele já adorava desenhar e misturar das duas paixões aconteceu naturalmente.

Meu caderno da escola tinha mais CT, Gordon Freeman e Lambda desenhados, do que fez escola”relembra com bom humor.

Sem surpresas, o artista transformou sua arte em profissão e tornou-se ilustrador profissional. Em 2015 começou a estudar a pintura tradicional por conta da faculdade e em 2018 fez seus primeiros trabalhos relacionados aos jogos eletrônicos. No CS, suas primeiras obras deram vida ao meio e fundo da Dust 2 e também ao meio da Mirage.

“Foi bem na época que o CS estava fazendo 20 anos. Percebi que poderia usar os cenários para estudo pessoal, de composição, estudo cromático e testar materiais que até eu não dominava tanto, como acrílico, por exemplo”, contorno.

Meio da Miragem.


Rustenico/Reprodução

Meio da Poeira 2.


Rustenico/Reprodução

Fundo da Poeira 2.


Rustenico/Reprodução

Os trabalhos de Rustenico foram muito elogiados pela comunidade brasileira, quando ele postou algumas fotos em um grupo de Facebook de CS:GO. No entanto, vender as obras parecia praticamente impossível. De acordo com o pintor, a arte não costuma ser tão valorizada no Brasil a ponto de ter uma cultura de pagar por isso.

Após a concepção, uma boa surpresa veio do reddit. Alguém seus trabalhos contato com lá e imediatamente entrou em interesse de compra. Alguns deles foram famosos na cena internacional como streamers, youtubers e CEO da ESL, Craig Levine. Aos poucos Rustenico ganhou fama internacional e passou a viver da venda de suas artes, com foco no público internacional.

Antigo respawn TR, na Inferno.


Rustenico/Reprodução

Cache de Bombardeio.


Rustenico/Reprodução

Paralelepípedo Bombsite.


Rustenico/Reprodução

Bombsite Inferno.


Rustenico/Reprodução

Segundo o pintor, o processo da criação de uma obra de CS:GO começa com ele passeando pelos mapas, buscando referências e inspirações. Ela relatou que esse exercício pode ser surpreendente as vezes.

Desde que a ideia é retratar apenas as pessoas, abordando as vezes o início nem a ideia principal, que é retratada apenas em jogos de FPS“, explica Rustenico.”Quando buscar a pelos mapas pessoais, novas perspectivas para minhas referências, eu percebi mesmo como os cenários do CS, são bonitos e detalhados. Isso até se você olhar nos títulos mais antigos, como o CS 1.6. Dá uma sensação de paz e tranquilidade, coisa que no jogo com tiro e às vezes uma cara do tempo dando raiva, é quase impossível de perceber“, completo ou.

Depois de escolher o cenário e a perspectiva que mais lhe agradou, o brasileiro diz que não há mistério por trás do seu trabalho: “É tinta acrílica, pincel, tela e mão na massa”. Ele só esqueceu de mencionar também um enorme talento.

Normalmente todo ou processo de uma obra dura entre uma ou duas semanas, uma obra do tamanho. Sua maior pintura, da Cobblestone, medindo 60x90cm, levou cerca de um mês para ficar pronta. Já os preços, e entre R$ 2 mil, levam também em consideração o tamanho da tela.

Ainda com sonhos de país, e com seus próprios estudos, que tem o mesmo dos seus grandes ser reconhecidos no seu próprio país. Ele conta que já tentou de algumas formas diferentes, entre em contato com streamers, mas nenhuma de suas tentações teve grande sucesso. Ainda assim, já está feliz com o que, diz que já está aqui: “No final das contas, o importante et ter reconhecimento. Seja aqui ou la fora“.

Leave a Comment

Your email address will not be published.