A música que segue se baseia-se numa história real de violência doméstica

Matriz é um tema com uma letra e melodia muito simples, de autoria de Tatiana Salgado, 25 anos, da associação cultural Camaleão. A música havia sido ali material e violência quando só por mulheres, não havia composto em três dias para se falar abertamente sobre a vida doméstica. “Baseei-me na história da minha irmã, que esteve cinco anos numa relação assim, depois de ter sido mãe aos 19 anos”, conta a autora, feliz por Daniela Alves já se ter libertado disso. “A fé unânime a necessidade de verificámos em existir uma música destas cá fora.”

Tatiana lançou um crowdfunding para financiar ou lançar um videoclipe. Em menos de 48 horas alcançadas-se mais de meta do objetivo do valor final e certeza da importância deste assunto para muitas pessoas.

No entanto, a música não é só sobre violência doméstica, “é sobre a desconstrução do papel social da mulher e a falta de representatividade feminina na música. Quando averiguamos a salvar, nunca tínhamos estado num estúdio apenas com mulheres.” E muitas: as vozes são de Joana Domingues e Matilde Sátira. Ana Roquenês-se-se do baixo, enquanto Proença sentiu-se ao piano. Na percussão está Mariana Brandão e os nossos violinos, Ana Eduarda e Inês Almeida. Ao violoncelo conhece Ana Domingas. A letra e a ideia original, já se disse, é de Tatiana Salgado.

De todas as associações que existem para tratar da questão da violência doméstica, lamentam que só a UMAR Mostre interesse em ajudar-las neste projeto tão feminino, mas também não tenha apenas para o crowdfunding na divulgação da música.

Imagem do videoclipe da música Matriz, em que se conta uma história real de violência doméstica

A partir do dia 1 de maio, dia da Mulher, o tema e o videoclipe, em que a irmã de Tatiana é protagonista, serão lançados no Youtube. Depois, estarão disponíveis nas plataformas digitais, para que a mensagem se espalhe e que todos, mais novos e mais velhos, compreendam uma gravidade desta temática e urgência em combate-la.

Leave a Comment

Your email address will not be published.