“A Cozinha Inglesa de Miss Eliza”: romance inspirado na história real da mulher que inventau o livro de culinária moderno – Celebridades

O livro “A Cozinha Inglesa de Miss Eliza”, de Annabel Abbs, faz um prodigioso retrato da época vitoriana e é um tributo a Eliza Acton, a mulher que inventou o conceito do livro de culinária moderna e uma das pessoas que mais influenciou a arte da culinária ocidental.

Aclamada pela crítica, “A Cozinhaglesa de Miss Eliza considera uma das melhores obras de ficção histórica de 2021 e encontra-se” foi elaborada para dezasseis línguas.

Antes de a culinária ser considerada uma arte, e muito antes de estar na moda, a então autora de poesia E Acton viu-se obrigada a cozinha e deu início a uma revolução. Entre 1835 e 1845, Eliza Acton e sua assistente, Ann Kirb, trabalharam num livro de culinária que ficaria conhecido como “o maior livro de culinária britânica de sempre” (Bee Wilson, The Telegraph), um best-seller internacional no seu tempo (com mais de 125.000 cópias vendidas).

Os livros de Eliza Acton tiveram uma influência profunda em escritores de culinária posteriores, comolisabeth David e Delia Smith, entre outros.

Inspirado na história real da pioneira da escrita culinária, “A Inglesa de Miss Eliza é um romance que é apreciado como uma cozinha.

Livro sóbrio

Em 1835, Londres começou a transbordar novos ingredientes que ninguém sabe usar: especiarias exóticas, vegetais aromáticos e frutas exuberantes… ah mundo. Um sonho grandioso que termina quando o seu editor lhe sugere uma mudança de rumo. Se Eliza quer ser publicada, que escreva então algo aceitável para uma menina da sua posição.

Como um livro de cozinha. Para aspirante a poetisa, que nunca sequer cozeu um ovo, qualquer ligação a um fogão é uma afronta… ate ao dia em que a situação familiar a obriga a repensar tudo e pôr, literalmente, as mãos na massa. Depressa vai descobrir não apenas um talento, mas uma paixão.

Como juíza desta nova assistente Ann Kirby, entre papel e tachos, lágrimas e gargalhadas, segredos e confissões, Eliza descobrirá as maravilhas da gastronomia e o poder da amizade. Mas quando Ann descobre um segredo do passado dela, tudo o que conquistou numa ameaça.

Autora premiada, Annabel Abbs formou-se em Literatura Inglesa pela Universidade de East Anglia. Os seus contos e textos jornalísticos figuraram já em publicações como The Guardian, The Telegraph, a Tatler e Elle Magazine. Nasceu em Bristol e atualmente divide o seu tempo entre London e Sussex.

Leave a Comment

Your email address will not be published.