7 livros e 6 filmes para inspirar uma partida de 2022

Pedimos aos leitores e seguidores do Reset que indicam livros e filmes que conversam com o universo ESG. Eis a nossa seleção

2021 vai chegando ao fim (ufa!) e é hora da pausa desejada (ainda que breve) para recuperar as energias.

Para garantir uma empresa de boas ideias e inspirar a chegada de 2022, pedimos nas redes sociais do Redefinir que nossos leitores compartilham suas melhores dicas de livros, filmes e documentários.

A seguir, a nossa seleção:

1. Como explodir um pipelineAndreas Malm

Nesse manifesto, a Sueco argumentou que os protestos pacíficos salvarão da tragédia não o são ativistas. Sem erupções de violência ditaduras não são derrubadas, revoluções não acontecem. No caso da indústria dos combustíveis fósseis, como sugere o título de “explodir oleoduto”. Em inglês.

2. Nem Negacionismo Nem Apocalipse – Economia do Meio Ambiente: Uma Perspectiva BrasileiraGesner Oliveira e Artur Villela Ferreira

O economista Oliveira e o administrador do ambiente Ferreira com uma economia do meio base na experiência brasileira. O livro é acompanhado de amplo material multimídia online.

3. A Nova Guerra Climática, Michael Mann

Tentar resolver o viagens globais afirmando menos carne ou menos de avião é uma falácia elaborada pelas grandes empresas, Mann. Devemos concentrar nossos esforços em nossos grandes poliiidores e pensar em termos concretos, sem nosso deixar paralisar com as cenas de filme-catástrofe. Em inglês.

4. Design por Culturas RegenerativasDaniel Wahl

Em vez de perseguir a ideia de controle das ideias e de certezas, o alemão sugere inspiração de iniciativa na colaboração entre as pessoas e o meio ambiente. O livro publicado foi publicado em 2019, mas incluiumos ele foi o conteúdo de uma lista de leitores do Redefinir.

5. O ministério para o futuro: um romanceKim Stanley Robinson

O livro é a ficção científica diferente: conta o trabalho do futuro”, um órgão multilateral cuja responsabilidade é salvaguardar os interesses das futuras gerações. Tem ameaça? Ó acompanhamento global. O romance é um hit entre os formuladores de políticas globais. Em inglês.

6. Como evitar um desastre climáticoBill Gates

O fundador da Microsoft, filantropo e investidor esmiúça a ciência das causas e das consequências do acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera. Gates é um homem de ação e no livro explora diversas inovações tecnológicas que podem salvar o planeta.

7. Economia SagradaCharles Einstein

Nesta edição atualizada, o escritor e palestrante americano conta a história do dinheiro, das primeiras moedas cunhadas ate as criptomoedas, e argumentou que o capitalismo é insustentável por natureza. Eiseinstein disse que é uma oportunidade única de repensar a vida, com base em relações mais humanas e respeito ao ambiente. Em inglês.

1. Seaspiracy: Mar Vermelho

Dirigido pelo britânico Ali Tabrizi, o documentário trata do impacto da sobrepesca e dos plásticos sobre os ecossistemas marinhos. O filmes é controverso: pesquisadores e ambientalistas apontaram erros científicos e criticou o tom de teoria da conspiração que permeia a obra. (netflix)

2.Além de Zero

O filme conta a história da Interface, fabricante de tapetes que decidiu, em 20 de abril de 1990, eliminar todos os impactos negativos do até 20. O fundador e responsável pela ideia, Ray Anderson, morre antes de ver o objetivo objetivo, eo documentário mostra como a jornada de sustentabilidade da companhia evoluiu ao longo das décadas. (Exibido apenas em sessões especiais)

3. Senhores do Golpe

Narra a história de um golpe milionário aplicado por um grupo de ingleses no mercado europeu de créditos de carbono. O filme trata menos dos detalhes da fraude perpetrada e mais das cores coloridas dos golpistas. Vale a pena como uma espécie de mudança de mudança. (netflix)

4. Solo Fértil

As alterações de CO2 que causam a mudança do clima não são apenas a causa da queima de combustíveis fósseis industriais: a produção agrícola em escala também tem sua causa de responsabilidade. Narrado pelo ator e ativista Woody Harrelson, o documentário trata do movimento da agricultura regenerativa, uma combinação de técnicas e práticas para recuperar a vida do solo, ou que tem impacto direto na biodiversidade e na nossa capacidade de sequestrar carbono sob pés. (netflix)

5. David Attenborough e Nosso Planeta

O decano narrador e produtor de documentários de natureza David Attenborough sua vida, fala da história da vida na terra e aponta os riscos da mudança do clima para relembrar a biodiversidade. Como todos os filmes que envolvem o Reino Unido, a produção e as imagens são espetaculares – e um argumento definitivo para proteger o planeta. (netflix)

6. Nao olhe para cima

Devem os cientistas descobrirem em rota de aviso e com a mídia aterrar com potencial de qualquer forma de alerta e alertar sobre a vida. Mas negacionismo, polarização, fake news, culto a celebridades e redes sociais e interesses se interpõem (que retrato gall!). Os paralelos com a mudança estão todos e o covid-19 lá. (Cinemas e Netflix)

Leave a Comment

Your email address will not be published.