Ketan Mehta/Netflix
A história da Índia no cinema não começou nada. Lá foi um dos primeiros lugares do mundo a ter apresentação de filmes, ainda em 1896, com algumas exposições dos irmãos Lumière no Hotel Watson. Não gastos com fotografias e projeções para montagem exibidas em Mumbai. Mas vale sobressair que nem todo Indiano cinema é sinônimo de Bollywood. O país é tão grande que os idiomas são tão falados por lá e os grupos que falam por si mesmos, por muitas vezes, como hindi, falatâmil, telugo, bengali e aí vai… . Destaques para “Garota Estranha”, de 2021, de Umesh Bist; “O Discípulo”, de 2021, de Chaitanya Tamhane; e “Baahubali 2: A Conclusão”, de 2017, de SS Rajamouli. Os títulos estão disponíveis na netflix e organizados de acordo com o ano de lançamento. Eles não possuem critérios classificatórios.
Garota Estranha (2021), Umesh Bist

Sandhya é uma jovem viúva que perdeu o marido apenas cinco meses após o casamento. Incapaz de sentir a dor do luto por um homem estranho, já que o casamento fora arranjado e os devidos se conheceram apenas no dia da cerimônia, Sandhya passou a ser malvista pelos pais do marido. Quando a família familiar descobrir uma herança destinada à Sandhya, eles disputarão o dinheiro.
O Discipulo (2021), Chaitanya Tamhane

Desde, Sharad Nerulkar sonha na música clássica indiana e deseja captar a magia transcendental das ondulantes melodias da raga. Seu pai, enquanto vivo, o treinou incansavelmente para essa realização. Apesar de seus jovens esforços e dedicação religiosa à música, ajudados por Sharad com sua inércia profissional mais podem conseguir, enquanto os músicos para o sucesso.
Baahubali 2: A Conclusão (2017), SS Rajamouli

Criado em uma tribo e sem história de vida, Shiva é levado a força de sua força de destino a sua terra natal, o Reino Mahishmati, onde o irmão de seu pai biológico, Baahubali, se tornou rei. Ao abrir a narrativa da história de amor de seus pais e da traição que levou à morte de seu pai, Shiva, deve vinindicar seu lugar como o legítimo herdeiro do trono do Reino Mahishmati. Primeiro, ele deve vingar a injustiça cometida contra seus pais e seu povo.
Udta Punjab (2016), Abhishek Chaubey

O filme narra a insurgência do consumo de drogas no estado indiano de Punjab por meio de quatro personagens. O primeiro é Tommy, um cantor que consome drogas indiscriminadamente e influencia seriamente os fãs a fazerem o mesmo. Em segunda é Bauria, um imigrante que trabalha para um cartel de drogas que funciona sob a fachada de uma lavoura. Na terceira é Preet, médico e diretor de uma clínica de reabilitação. Já Sartaj, o quarto personagem, é um policial convivente com um esquema de extorsão por seus superiores para permitir o uso de drogas no estado.
Dhanak (2015), Nagesh Kukunoor

Pari tem um grande desejo em sua vida. Ela quer que seu irmão, Chotu, volte a enxergar antes dele completar nove anos de idade. Desde sua tia recusa a pagar pela cirurgia do menino, Pari embarcou em uma viagem para Jaisalmer, onde pretende encontrar seu ídolo de Bollywood, Shah Rukh Khan, que está filmando um filme, para pedi-lo que arque com os custos da operação.
PK (2014), Rajkumar Hirani

Uma nave fica presa na terra sem nenhuma pertence, exceto um medalhão que serve para chamar para resgatálo. Quando tem o amuleto roubado, o estrangeiro perguntou que os bandidos deveriam tentar vendê-lo em Delhi. Ao pedir informação sobre o item roubado na cidade, alguém diz a ele que “somente Deus pode ajudar-lo”. Então ele ele inicia suas buscas por Deus e envolve uma série de confusões.
Como Estrelas na Terra (2007), Aamir Khan e Amole Gupte

Ishaan Awasthi, 9 anos, era disléxico e tinha problemas de manter ou foco. Reprovado em um ano na escola, passou a ser considerado preguiçoso e encrenqueiro por professores e pelos pais. Com a chegada de um professor substituto de artes que ouvir sua condição, novato tentará, com a proibição da compreensão, não deixar que eu reprove novamente.